Guardas Municipais concluem curso de Cerimonial e Protocolo para agentes da segurança pública

• Atualizado há 1 ano ago

Guardas Municipais de Belém participaram da 1° edição do Curso de Cerimonial e Protocolo: uma padronização institucional necessária, promovido pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp).

O objeivo do curso é formatar uma proposta de unificação dos procedimentos de protocolo e cerimonial nas instituições, visando a padronização de planejamento, organização e execução de eventos institucionais com base no Decreto 70.274, que trata de Cerimonial Público, vigente desde 1972.

“Percebemos a importância de dar celeridade e efetividade nas solenidades”, explica o diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, coronel QOBM Antônio Bentes.

Teoria e prática

O treinamento, de 60 horas/ aulas, entre teoria e prática, foi realizado na sede do Iesp, em Marituba e  abordou assuntos como, Precedência Funcional, Disposição de Bandeiras, Planejamento e Organização de Eventos, Estruturação de Roteiros e Scripts, entre outros.

Ao todo, 24  profissionais da segurança pública, dentre elas Polícia Militar,  Corpo de Bombeiros,  Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, Castanhal e Marituba, além da Coordenadoria Militar do Estado e mais servidores do Iesp, participaram da capacitação, que teve inicio na segunda-feira, 10.

O professor Carlos Reis, coronel dos Bombeiros da Reserva Remunerada, explica que abordou e avaliou os alunos no desempenho de suas habilidades na prática. “Alguns alunos já trabalham nessa área dentro das suas instituições e conseguiram aprender um pouco mais. Outros aprenderam e estão prontos e aptos a praticarem dentro das suas corporações o cerimonial e protocolo bem organizados, com zelo e rigor para que a imagem das instituições seja promovida com eficiência”, ressaltou Reis.

Encerramento

A solenidade de encerramento foi organizada pelos concluintes, na tarde desta segunda-feira,  17, no auditório do Iesp. Durante a solenidade os concluintes receberam certificados.

Diversas autoridades das forças de segurança pública participaram da solenidade, como: coronel Antônio Bentes, coronel da Polícia Militar, Cássio Tabaranã; delegado de Policia Civil, Sílvio Cesar; inspetor-geral da Guarda Civil de Castanhal; chefe de gabinete da GMB, Regivaldo Velasco, entre outros.

A guarda municipal de Belém, Mariana Soares, destacou a importância dessa formação para a sua carreira e para GMB. “Eu sempre gostei dessa área e agora tive a oportunidade de aprender. O curso vai trazer a perspectiva para  gestão criar um setor de cerimonial, fazendo com que consigamos nortear nossas ações de eventos, solenidades e cerimônias”, informa.