O que você procura?

Operacional

SUBVISÃO DO GRUPAMENTO OPERACIONAL

MISSÃO:

A Divisão de Operações tem a missão de assessorar o Comando da GMB na atividade-fim, que são as operações. É responsável pelo planejamento, execução e controle das atividades operacionais; produção das escalas e ordens de serviços destinadas a cobertura de eventos não previsto na rotina diária; discussão, produção e execução de diretrizes operacionais específicas para cada posto de serviço.

BREVE HISTÓRICO :

Foi o primeiro grupamento da Guarda Municipal de Belém. Sua criação data do dia 14 de setembro de 1986, na gestão do então prefeito de Belém, Coutinho Jorge. Foi implantada nessa data, mas reconhecida somente em 27 de setembro de 1991, na gestão do prefeito Augusto Rezende, administrador municipal da época, quando a GMB foi criada.

CLASSIFICAÇÃO DOS POSTOS DE SERVIÇO:

  • Postos Fixos: São aqueles que obtêm a proteção em permanência constante e estável dos guardas municipais;
  • Postos de Extensão: São aqueles que obtêm a proteção permanente ou não de guardas municipais que percorrem a área de extensão delimitada de bens de uso comum do município;
  • Postos Extraordinários: São aqueles postos estabelecidos em locais que serão desenvolvidas as atividades de demandas da Administração Pública Municipal para atendimento extraordinário;
  • Postos de Ronda: São aqueles postos onde não há uma presença ostensiva e permanente de guardas municipais, mas a proteção se dá mediante a atenção de rondas motorizadas ou a pé.

EFETIVO:
820 Guardas

Operacional:
Carlos Rogério Siqueira de Figueiredo