Escola de ensino fundamental no bairro de São Brás recebe a atividade Guarda Amigo da Escola

• Atualizado há 2 semanas ago

A Atividade Guarda Amigo da Escola, da Guarda Municipal de Belém, chegou nesta sexta-feira, 3 à Escola de Ensino Fundamental Manuela Freitas, no bairro de São Brás. A iniciativa tem como objetivo contribuir com a formação cidadã de alunos, estreitar os laços com a comunidade escolar e seu entorno, discutir sobre o tema segurança e debater a importância da participação de todos, promovendo a cultura de paz.

Ao todo, 863 alunos, na faixa etária de 7 a 16 anos, dos turnos manhã e tarde, participaram da programação, que foi aberta pela diretora da unidade, Márcia Chaves. Ela agradeceu a presença da Guarda Municipal e ressaltou a importância de entender o papel da instituição em suas vidas.

“Hoje, pudemos estreitar os laços com a Guarda Municipal e foi gratificante. A escola fica feliz, porque entendemos que muitos problemas da sociedade vêm para dentro da escola, e não podemos atuar de forma isolada. A presença dos parceiros é fundamental, para fortalecer essa rede de proteção primária contra a violência nas escolas”, declarou a diretora.

Programação

Na prática, a ação ocorre após uma avaliação das necessidades da escola demandante. A partir das evidências, realizadas no período de 2 a 18 de abril, a equipe do Guarda Amigo da Escola monta a programação. As palestras desta sexta-feira, 3, abordaram os temas: cyberbullying na escola; injúria racial e racismo; furtos na escola; e escola bem cuidada: preservação do patrimônio público.

A atividade também trouxe a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, com um show regional e a demonstração de cada instrumento musical. Além da banda, as crianças e pré-adolescentes conheceram o serviço que o Grupamento de Ações Táticas Com Cães realiza com os “guardas de quatro patas” treinados, chamados de K9.

O cão Rico, de 11 meses, da raça pastor-belga malinois, treinado para faro de armas e entorpecentes, mostrou todas as suas habilidades.

O aluno Israel Jhonata, 11 anos, do 6º ano, disse que adorou ter participado da ação e principalmente de aprender a reger uma banda. “Adoro música, tenho um violino e achei legal conduzir a banda como um maestro”.

A aluna Marina Pedreiro, bastante atenta às palestras, disse lamentar que dentro da escola tenha casos de furtos, ressaltando que as palestras vieram em boa hora. “Achei importante essa ação, todos os assuntos abordados foram interessantes, inclusive sobre furtos, que já aconteceu aqui em nossa escola”, disse a estudante.

Mosqueiro

A atividade também ocorreu, nesta sexta-feira, 3, na Unidade de Ensino Infantil Maracajá, no distrito de Mosqueiro. Cerca de 40 crianças, na faixa etária de 2 a 4 anos, brincaram e aprenderam, de forma lúdica, com música e fantoche, os cuidados e uso consciente das praças públicas com a peça “A praça é nossa”.

Dia 8 de maio, a Escola Fundamental de Ensino Infantil Lucia Soares, no Marco, recebe a ação.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo