GAT – Grupo de Ações Táticas

O Grupamento de Ações Táticas (GAT), um dos mais antigos da Guarda Municipal de Belém, foi implantado em 1991, na gestão do prefeito Augusto Resende. Iniciou com 30 homens, sem nenhuma mulher no efetivo. Na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2004), foi dissolvido.

Após uma ampla reformulação e por perceber a importância do grupamento, o prefeito Duciomar Costa (2005-2012) decidiu restituí-lo. Atualmente (março/2012), são 46 guardas de operações táticas, sendo 5 mulheres.

Dentre as principais missões do GAT destacam-se: controle de distúrbio civil em caso de reintegração de posse, desapropriações, desocupações, intervenções em situações de risco como manifestações e desordens públicas; cumprimento de ordens de serviços solicitadas pelos órgãos da prefeitura e outras situações que exijam uma presença ostensiva da Guarda Municipal. Três viaturas dão o suporte técnico necessário para o trabalho.

Para cumprir as missões, os homens do GAT foram totalmente preparados para lidar com as armas letais e não-letais que fazem parte da armaria da Guarda Municipal. As letais são três tipos: revólver calibre 38, espingarda calibre 12 e, posteriormente, pistola 380. As armas não-letais são: AM 600, que é utilizada com a munição de elastômero (bala de borracha) de tri impacto e multi impacto; granadas de efeito moral, granada de CS (gás lacrimogêneo), CO (spray de pimenta) e outros tipos de granada.

Em média, o GAT realiza 20 missões por mês, incluindo o cumprimento de serviços demandados pela prefeitura de Belém. A maior demanda vem das solicitações dos órgãos municipais para dar apoio nas missões.

Tem como emblema o Brasão da Heráldica: que é um o escudo de forma triangular, o qual representa a defesa do grupamento; dentro do escudo há duas águias em posição de ataque objetivando o cumprimento das missões; uma máscara que significa a utilização do objeto quando se é empregado componente químico nas missões; e mais ainda as tonfas, que são utilizadas na imobilização dos oponentes.

Tem como lema: “A qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão: GAT, GAT, GAT.”

Inspetor Coordenador:
Eder