Estudantes da Escola Municipal Nestor Nonato Lima recebem atividades do programa Guarda Amigo da Escola

• Atualizado há 2 semanas ago

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato Lima, no bairro da Condor, foi a primeira unidade de ensino a receber a programação educativa do programa Guarda Amigo da Escola, em 2024. Nesta quarta-feira, 24, a comunidade escolar recebeu a atividade totalmente reformulada, após o resultado do diagnóstico de visitas técnicas realizadas no período de 2 a 18 de abril, quando foi traçado um parâmetro de violência no ambiente escolar.

Desenvolvida pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, a atividade é promovida desde 2015 e oficializada por meio de portaria em 2023, visando ações educativas que contribuem para o aprimoramento da prevenção primária à violência nas unidades de educação.

Na abertura do evento, no turno da manhã, 320 alunos na faixa etária de 6 a 11 anos participaram da programação, que teve o canto do Hino Nacional, apresentação da Banda da Guarda Municipal com músicas infantis e regionais e uma demonstração dos instrumentos musicais interagindo com a criançada.

Estudantes ficaram empolgados com a programação

Thalles Gabriel da Silva, 10 anos, aluno do 4° ano, comentou que adorou assistir a apresentação e conhecer os instrumentos musicais da banda de música. “Adoro música e fiquei muito feliz quando a banda tocou a música’ voando pro Pará’. Dancei e cantei,” disse.

Após o show musical da banda de música, o grupamento de Ações Táticas com Cães – Atac exibiram os cachorros treinados das raças pastor-belga Malinois, Muralha e Aquiles.

O canil apresentou de forma lúdica, com a participação dos alunos, o treinamento com simulação real de faro de entorpecente, obediência do cão, guarda e proteção e cuidados com os pets.

A estudante Rebeca Giulia Santos, do 5° ano, ficou feliz por aprender a cuidar dos cães. “Esses guardas vêm todo dia aqui, mas só agora fiquei sabendo que eles têm cachorros obedientes. Achei muito legal e aprendi que não se deve maltratar os animais”, contou a aluna.

Temas educativos e preventivos

À tarde, houve palestras sobre temas referentes ao bullying e preservação do patrimônio público, realizadas para as crianças de 11 a 15 anos. Os dois temas abordados foram decididos pela equipe técnica da GMB, em conjunto com a direção da escola.

O diretor da Escola Nonato Lima, Fernando Teixeira, e a coordenadora dos ciclos 1 e 2 da unidade, Gisele Coelho, que atualmente atende 523 estudantes, sendo 10 com necessidades especiais, destacaram os benefícios da atividade apresentada. “Temos a presença constante da GMB em nossa escola realizando a segurança preventiva e hoje tivemos a oportunidade de conhecer outros trabalhos desenvolvidos pela instituição, que eram totalmente desconhecidos por nós e pelas crianças. Foi um dia inesquecível para todos”, destacou a coordenadora.

No dia 30 de abril será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque Amazônia, no bairro da Terra Firme receber o programa Guarda Amigo da Escola.

Serviço: A agenda de 2024 para atividade Guarda Amigo da Escola já está fechada. Para este ano, 26 escolas foram selecionadas conforme o olhar dos guardas municipais, que realizam as rondas diárias durante o serviço.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo