Verão da Gente se despede com público recorde em Mosqueiro

O Verão da Gente 2021 bateu recorde de público no último fim da semana do período das férias em Mosqueiro. As praias do Farol, Chapéu Virado e Murubira estiveram lotadas durante este domingo, 2, confirmando a estimativa da Polícia Militar do Estado do Pará, que previa meio de milhão de pessoas na ilha. O sol forte, temperatura alta e maré cheia temperaram o dia do público que estava com saudades do banho de praia, do bronzeado e das rodas de conversas entre famílias e amigos. A Operação de Segurança Pública integrada comemorou o sucesso das ações, que termina zero hora deste domingo. Até o fechamento desta edição, 17h, não havia registros de crimes contra a vida.

“A atuação integrada dos órgãos de seguranças e secretarias municipais foi determinante para os resultados excelentes na ilha de Mosqueiro. Foi perceptível um distrito mais organizado, seguro, agradável pra moradores e veranistas”, declarou inspetor Joel Ribeiro, comandante da Guarda Municipal de Belém.

A integração também foi destacada pelo tenente-coronel Francisco Ferreira, comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Mosqueiro. “Eu faço uma avaliação positiva da operação verão 2021, que realmente fez valer o espírito da integração e da união que trouxeram tranquilidade para população flutuante e residente em Mosqueiro”, disse o comandante militar.

A Agência Distrital de Mosqueiro, por meio do Departamento de Fiscalização, participou da operação conjunta pela primeira vez, e também avaliou positivamente o evento. Segundo a agente distrital, Vanessa Egla, o saldo positivo é louvável, já que exigiu uma série de reuniões, incluindo, também os permissionários de barracas, cadastramento de ambulantes, abertura de novos postos de serviços.

“Foi desafiador realizar um verão diferenciado ainda na pandemia, com exigências protocolares de distanciamento social, uso de máscaras, público reduzido em barracas, mas, a integração funcionou e só temos que agradecer a todos os envolvidos, com ênfase da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Estado do Pará”, disse a gestora.

Recorde – Mosqueiro liderou a preferência popular dos veranistas. Mais de meio milhão de pessoas visitaram as praias de Mosqueiro. De acordo com major Luiz Roan, comandante do Grupamento de Bombeiros Militar de Mosqueiro, as praias de maior movimentação reuniam mais de 150 mil pessoas, a cada final de semana do mês de julho.

A programação especial do Verão da Gente abriu dia 6 de junho, durante o evento alusivo ao aniversário de 126 anos de Mosqueiro. O prefeito Edmilson Rodrigues abriu oficialmente o verão com a inauguração do Centro Multicultural Solar das Artes, na Praça da Vila. Em trinta dias de programação, a Agência Distrital promoveu o verão do Bem-Estar com aulas de yoga, danças circulares e lamberóbica, no anfiteatro do Chapéu Virado.

O evento encerrou no sábado, 31, com muitas histórias de superação como a da Simone Pinheiro dos Santos, 49, que acompanhou a agenda durante todos os finais. “Muito feliz com essa programação”, disse. Já a dona de casa, Luzia Basílio, estava enfrentando crises de ansiedade e ficou curada, após as aulas de yoga e danças circulares. “Tô outra mulher graças a esse projeto maravilhoso”, disse emocionada.

Shows – A Agência Distrital ainda promoveu noites culturais com shows de artistas de Mosqueiro, como as cantoras Tereza Mônica, Cinthia Melo e Vanessa Carvalho e o cantor Paulinho Talabian. Ainda no espaço foi organizada uma feirinha de artesanato e a exposição do Museu de Arte de Belém, aluvia aos 126 anos de Mosqueiro.

Na reta final da programação, a Agência realizou em parceria com a Coordenadoria Antirracista da PMB e Banco do Povo, o Circuito Afro-Amazônica com oficinas de tranças e turbantes, customização, arte circense, grafismo indígena e de ervas medicinais.

Com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) foram realizadas campanhas ambientais e de coleta de material reciclável.

Em defesa dos direitos humanos e fim do preconceito, também foram realizadas ações de orientações e combate ao trabalho infantil e violência doméstica, em parceria com a Secretaria Extraordinária dos Direitos Humanos da Prefeitura de Belém.

No último final de semana, a movimentação nas praias ficou por conta da animação do público, mas com restrições. Na avaliação do inspetor Rodolfo Cruz, supervisor de ronda, no período da manhã e da tarde, a ilha estava tranquila, mas registrando intensidade de público.

As maiores ocorrências foram de orientação ao uso de linhas de pipas, que são proibidas nas praias e ações preventivas nas áreas de maior concentração de público como no Hospital Geral de Mosqueiro, rodoviária e pontos de embarque. A previsão de retorno dos veranistas para Belém era de tranquilidade.

Texto: Selma Amaral