Segurança municipal apresenta balanço das ações preventivas e ostensivas no primeiro trimestre deste ano

• Atualizado há 2 semanas ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), aumentou em 42,86% o número de ações ostensivas e preventivas nos três primeiros meses deste ano de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Enquanto no ano passado foram registradas 224 operações de combate à violência de janeiro a março de 2023, neste ano esse quantitativo subiu para 320 nos bairros e distritos da capital paraense.

Segundo o balanço operacional do setor de estatística da GMB, nos meses de janeiro, fevereiro e março passados foram realizadas 9.596 abordagens em pessoas a pé, de bicicletas, em motos, automóveis e coletivos, um índice que corresponde a 108% em comparação ao mesmo período de 2023, quando houve 4.526 abordagens.

A corporação apreendeu três armas de fogo, uma de fabricação caseira, um simulacro e três armas brancas. Além disso, houve o registro de 121 ocorrências e 51 pessoas foram conduzidas às unidades de polícia. Além disso, recuperou quatro veículos e recapturou 4 foragidos da justiça.

Os dados da GMB apontam ainda que foram registradas oito ocorrências de violência contra a mulher, um aumento de 33,33% com relação ao trimestre de 2023, quando foram registrados seis casos. As ocorrências de roubo e furto, totalizou 27 registros, um aumento de 12,5% com relação ao ano anterior que contabilizou 24 registros.

Com o emprego do efetivo, das motos e viaturas, no período de janeiro a março, a Guarda realizou,mais de 9 mil rondas nos bairros e logradouros públicos, da capital e distritos. E as escolas municipais receberam 1.649 visitas e a unidades de saúde 696 rondas.

O serviço operacional da GMB além da colaboração para o combate e redução da violência, também apoia ações de ordenamento público realizadas de forma integrada pelas secretarias municipais, estaduais, federais e organizações não governamentais. Em três meses, 5. 406 ordens de serviços foram realizadas.

Para o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o empenho de cada integrante da instituição. “Esses números demonstram que a corporação segue firme no cumprimento dos seus deveres constitucionais, com eficiência, proporcionando segurança a todo cidadão belenense.

Texto: Thais Veiga

Fotos: Arquivo GMB