O que você procura?

Saúde e bem-estar dos servidores em debate na Guarda Municipal de Belém

• Atualizado há 1 ano ago

Saúde e bem-estar dos servidores em debate na Guarda Municipal de Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, através da Guarda Municipal de Belém, promoveu na manhã desta terça-feira, 22, na sede da instituição, atividades que buscam promover a saúde mental, prevenção e valorização da vida entre os guardas municipais.

As ações foram desenvolvidas pelo Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador (NSST), para conscientizar, orientar e fortalecer os fatores de proteção, minimizando os riscos de agravo à saúde dos guardas.

Prioridade

O chefe de gabinete da GMB, Regivaldo Velasco, representando o comando no evento, explicou que a gestão prioriza o servidor e destacou que a saúde psicológica do guarda municipal repercute positivamente no dia a dia de trabalho, principalmente na forma com que ele lida com o público.

“O trabalho do agente de segurança é desgastante, ocasionando muitas vezes gatilhos para o adoecimento psíquico. Por isso, estamos sempre atentos  buscando sempre alternativas junto ao NSST para ajudar”, reiterou Velasco.

O evento contou com a participação dos músicos da Banda da GMB, Eduardo Lima e Elias Coutinho, que tocaram seu repertório abrindo a programação.

Fatores de risco

Sara Carvalho, psicóloga clínica, explanou sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. Os guardas municipais puderam saber mais sobre fatores de riscos que podem ser gatilhos para  desenvolver ansiedade, depressão, estresse no trabalho, comunicação não violenta,  entre outros.  

A coordenadora do NSST, Psicóloga Priscila Camello, explica que as atividades que buscam a promoção da saúde mental ocorrem o ano todo na GMB, como atendimentos de serviço social e psicológico individuais ou em visitas nas inspetorias de bases e grupamentos.

“O setor de saúde trabalha 24h com equipe técnica para qualquer eventualidade de serviço social e psicologia, realizando atendimento individual, coletivo, com as visitas nas inspetorias de bases e grupamentos. Quando é necessário vamos na residência do servidor, sempre em busca de melhorar a qualidade de vida do agente e a prestação de serviço de segurança pública à população”, enfatiza Priscila.

Cooperação das entidades e serviços

A enfermeira Carolyna Magno, especialista na saúde da mulher e da criança,  participou do evento com um bate-papo sobre o câncer de mama e próstata. Além disso, o evento contou com a colaboração do sindicato e associação dos guardas municipais, que ofereceram um café da manhã aos participantes. O evento também contou com diversos serviços, como vacinação, cuidados com a beleza, podologia e massoterapia.

O guarda municipal Levy Cordeiro é lotado no setor jurídico da GMB e participou do evento realizado pela Guarda Municipal de Belém. “Esse momento de esclarecimento é importante para todos. Escutar os profissionais funciona como prevenção e faz com que observemos se estamos precisando de ajuda.  Temos uma profissão arriscada, que traz consequências e quando não tratadas ocasionam uma série de transtornos”, afirma Levy Cordeiro.

Texto:

Thais Veiga

Veja também