Segurança municipal avalia movimento tranquilo durante o primeiro dia do Arraial de Belém
O esquema de segurança na primeira noite do Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém, iniciado nesta quinta-feira, 15, contou com ações integradas da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, e do Governo do Estado, com a Polícia Militar.
A programação junina é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e segue até o próximo dia 30 deste mês.
Os guardas municipais dos grupamentos táticos e operacional das bases distritais atuaram em diversos pontos estratégicos, para que a população e os brincantes se sentissem tranquilos, inclusive no perímetro do entorno da praça Waldemar Henrique, palco das atrações do arraial.
“Montamos um esquema de segurança envolvendo um número expressivo de guardas para a população transitar por todo os espaços que envolvem o evento festivo, para que o público se sinta tranquilo”, pontuou o inspetor-chefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale.
A vendedora de lanches Lidiane Marques avaliou o primeiro dia do Arraial de Belém organizado e tranquilo, em especial, ao que se refere ao quesito segurança. “A organização está maravilhosa, meu ponto de venda está bombando e estou vendo muitos guardas municipais por vários lugares. Espero que continue assim todos os dias, pois o público no final de semana vai aumentar”.
Público – Segundo a Fumbel, cerca de 15 mil pessoas passaram pela abertura do evento. Mesmo com o número expressivo de público, o coordenador da Guarnição do dia, inspetor Claudios de Jesus Palheta, disse que nenhuma ocorrência grave foi registrada. “A primeira noite foi tranquila, tivemos apenas uma ocorrência de criança perdida. Ou seja, tudo ocorreu dentro do esperado”, comentou.
Ele orienta a população sobre os cuidados com a sua segurança pessoal e aos pais, em especial, com a das crianças, durante esse tipo de evento que reúne multidões. “O fluxo de pessoas é muito grande e sempre tem caso de crianças perdidas, por isso é importante a vigilância. Se possível, tire uma foto da criança antes de sair de casa, para que você possa fornecer o traje que ela está usando, caso ela se perca”.
Outras dicas pontuadas pelo inspetor Claudios referem-se: a não andar sozinho nas áreas do evento; não se expor nas vias com celular em mãos ou usando outro objeto de valor; ficar atento ao seu redor; e não andar com grande quantia de dinheiro; se esbarrar com alguém, verificar se todos os itens de valor continuam onde estavam; em caso de suspeitar de algo, procure um agente da segurança pública mais próximo.
A GMB segue com a segurança preventiva durante toda a programação, empregando, por noite, 50 guardas municipais, três viaturas e seis motos. O local também conta com uma câmera de 360° de alta resolução, monitorada em tempo real pelo Sistema Integrado de Monitoramento da GMB.
Texto: