O Estágio de Motociclista Militar e Batedor, promovido pela 15ª Companhia de Polícia do Exército, foi concluído com êxito pelos guardas municipais Jasson Sousa e Valter Oliveira, do grupamento Ronda da Capital (Rondac) e o guarda muncipal Marlon Albert Araújo, do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), na última sexta-feira, 14.
O Estágio tem o objetivo de habilitar militares para o desempenho de missões de escoltas motorizadas de autoridades nacionais e estrangeiras e comboios militares, capacitando-os para o desempenho da função, por meio do desenvolvimento das habilidades e atributos necessários para o cumprimento da missão de escolta.
Durante seis semanas, os concluintes passaram por várias instruções teóricas e práticas, totalizando 228 horas aula, nas quais puderam testar seus limites e superar desafios, bem como aplicar os conhecimentos recebidos dos instrutores durante o Estágio de Motociclista Militar e Batedores.
Além dos guardas municipais, concluíram o estágio, militares do Exército Brasileiro, Policiais Militares (PM-PA) e agentes do departamento de Trânsito de Belém (Detran).
O GM Valter Oliveira, 11 anos de serviço público e lotado há cinco anos no grupamento motorizado Rondac, ficou entre os primeiros colocados no estágio, conquistando o 4° lugar. “O curso foi de suma importância para as atividades do dia a dia, pois puderam desenvolver habilidades e atributos extremamente necessários ao desempenho da nossa função, tais como, técnicas de maneabilidade, técnicas de Frenagem, primeiros socorros, técnicas de Escolta, entre outros, principalmente em relação à Escolta. Ou seja, capacidades que, em uma situação de risco iminente no trânsito, podem salvar não só nossas vidas, mas a vida de terceiros também”, explicou o GM.
O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, parabenizou os guardas municipais que concluíram o curso e os outros 25 inscritos e destacou a importância da busca pela qualificação profissional dos agentes municipais e da parceria entre as instituições. “Parabenizo os guardas municipais e todos que conseguiram concluir este curso valioso e agradeço a 15ª Companhia de Polícia do Exército pelo convite e colaboração no fortalecimento e capacidade operacional dos participantes”, disse o inspetor-geral.
Texto: Thais Veiga