Segurança pública garante tranquilidade durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial

• Atualizado há 1 mês ago

Nenhuma ocorrência grave foi registrada dentro e nos arredores da Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, nesta sexta-feira, 1º de março, durante o primeiro dia de desfile das cinco escolas de samba do Grupo Especial.

O esquema de segurança montado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, integrada com a Polícia Militar, garantiu a tranquilidade dos brincantes e da população que foram prestigiar os últimos dias do Carnaval de Todas as Cores.

Planejamento

Segundo a Inspetora Joelma Miranda, subcoordenadora do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que estava à frente da coordenação do primeiro turno de serviço, o planejamento foi bem executado. “Seguimos o que foi planejado e deu certo. Estamos com o apoio da PM e essa parceria otimiza o serviço. Temos registro de cinco veículos com som automotivos abordados. Eles estavam atrapalhando a passagem de som e a alá da bateria das agremiações, durante a concentração. Outro registro foi na dispersão das escolas. Os guardas tiveram que agir, inclusive com uso de spray de pimenta, um princípio de confusão entre membros de duas agremiaçõe”, disse a inspetora.

A Guarda Municipal empregou cerca de 100 guardas municipais dos grupamentos Operacional, Ações Táticas, Ações Táticas com Cães, Ronda Ostensiva Municipal e Ronda da Capital, dentro e nas proximidades da Av. Pedro Miranda.

Os agentes foram distribuídos no corredor da folia, na concentração e dispersão das escolas de samba, assim como no entorno. O local do evento também foi monitorado pelo Sistema de Videomonitoramento da GMB. Após o desfile da última escola, a Guarda Municipal escoltou até a sede da corporação os malotes com a votação dos jurados.

Neste sábado, 2, a Guarda Municipal voltará às ruas com seu esquema de segurança especial, para o último dia de desfile do Carnaval de Todas as Cores.

Texto: Thais Veiga