Reforço na segurança municipal faz parte das novas medidas para garantir tranquilidade no Re-Pa

• Atualizado há 2 semanas ago

Após uma reunião com a participação de diversos órgãos da segurança pública do Pará, ocorrida nesta terça-feira, 9, a Prefeitura de Belém garantiu reforçar a segurança nos próximos jogos dos clubes do Remo e Paysandu. As medidas começam a ser postas em prática nesta quarta-feira, 10, às 20h, com o clássico Re-Pa, pela Copa Verde, no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, popularmente conhecido na capital paraense como Mangueirão.

Segundo o Inspetor Élcio Vale, chefe da Divisão de Operação, a Guarda Municipal de Belém (GMB) irá atuar no patrulhamento e bases em todas as estações do BRT e paradas de ônibus que dão acesso ao estádio pela rodovia Augusto Montenegro, na escolta do time do Remo, nas ruas adjacências e parte externa do Mangueirão.

“Estaremos com o nosso efetivo na chegada dos torcedores ao estádio, durante a partida e no final do jogo, atentos à saída dos torcedores. A intenção é evitar problemas que ocorreram no jogo passado”, explicou o inspetor Élcio.

Segundo ele, o plano de segurança da GMB dispõe de 60 guardas municipais, dos grupamentos Operacional, Ações Táticas, Táticas com Cães, Ronda Ostensiva Municipal e Ronda da Capital, a partir das 17h, atuando para evitar qualquer tipo de violência.

Medidas de segurança preventiva

As medidas tomadas pela Guarda Municipal de Belém é uma das ações preventivas que resultaram da reunião realizada nesta terça-feira, 9, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no Centro Integrado de Comando e Controle, com o objetivo de ampliar o esquema de segurança para o Re-Pa, pela Copa Verde, que acontece nesta quarta-feira.

Na reunião foi definido que, além do aumento do efetivo de todas as forças de segurança, o Comitê de Avaliação de Conduta de Torcidas Organizadas, vinculado ao Conselho Estadual de Segurança Pública, proibiu as torcidas usarem qualquer camisa de torcida organizada e elementos festivos, como baterias, bandeiras, faixas e outros adereços utilizados pelos torcedores.

O uso do mosaico, a permanência de torcedores no estacionamento antes e após o jogo, uso de som automotivo, vendas de bebidas e compra de ingressos apenas de forma antecipada nos pontos de vendas e on-line também fazem parte das ações definidas pelos órgãos de segurança do Pará, no sentido de evitar confronto entre os torcedores.

Texto: Thais Veiga