Rede de proteção do município elabora o Projeto Patrulha da Mulher

• Atualizado há 1 ano ago

A construção do fluxo de atendimento para o projeto Patrulha da Mulher, em fase de elaboração, foi discutido na manhã desta segunda-feira, 27, na sede da Guarda Municipal de Belém.

O objetivo foi estabelecer o organograma de atendimento a ser percorrido pelos agentes da rede de proteção durante a ocorrência ou atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

“Hoje os representantes dos órgãos da rede de proteção do município mostraram o que cada um tem a oferecer para ajudar ou proteger essa mulher, para que no momento da ocorrência, se for atendimento de saúde, ou abrigo, ou assistência psicológica, por exemplo, o órgão possa ser acionado de forma rápida e precisa”, exemplificou o subcoordenador da Divisão de Operações da GMB, inspetor Élcio Vale.

Fluxo de atendimento

Ele ressalta que o fluxo avançou bastante, mas ainda não foi concluído. “A proposta inicial do fluxo foi formada, contudo, durante os debates, enxergamos que podemos incluir e abrir outras portas para esse atendimento e acolhimento”, complementou Élcio.

Durante a reunião, também foi apresentada a proposta de formar a Câmara Técnica de Prevenção à Violência de Gênero, assim como a importância de incluir, nas discussões, os órgãos municipais, como Secretaria de Educação (Semec), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) e Delegacia da Mulher (Deam), esta da estrutura da segurança pública estadual.

Prevenção

Foi definido na reunião estabelecer para os homens ações educativas de combate à violência, a exemplo do que é realizado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), durante o atendimento do Cadastro do CADúnico.

O encontro contou com a participação das representantes de órgãos municipais que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher, entre eles Funpapa; Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Núcleo de Promoção à Saúde- Nups, Seção Doenças e Agravos Não Transmissíveis-Violências e Acidentes – DANT, RT Saúde da Mulher; coordenadorias da Mulher (Combel), Antirracista (Coant), GMB, entre outros.