Qualificação de guardas municipais reforça trabalho de prevenção e combate a crimes em Belém

• Atualizado há 2 anos ago

Uma solenidade realizada na sede da Guarda Municipal na manhã desta quinta-feira,18, marcou o encerramento  do III Curso de Condicionamento Tático realizado pela Prefeitura de Belém com o objetivo de capacitar, instruir, atualizar, aperfeiçoar e padronizar a atuação dos guardas municipais na prevenção e combate à criminalidade na capital e distritos. A qualificação foi realizada entre os dias 3 e 17 de maio, totalizando 12 dias, sendo 80 horas/aula, entre teoria e prática. 

Dezenove guardas municipais concluíram o curso que contou com seis disciplinas ministradas pelo corpo docente da GMB, abordando assuntos como legislação; armamento e tiro; defesa pessoal; gestão da informação de documentos geral; técnicas e abordagens em motos e viaturas. A grade curricular incluiu ainda uma palestra antirracista proferida pela equipe da Coordenadoria Antirracista de Belém – Coant.

O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o inspetor chefe da Divisão de Ensino, Evaldo Furtado e os inspetores coordenadores do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Denílson Monteiro e Joelma Miranda, compuseram a mesa de autoridades do evento e entregaram os certificados aos concluintes e aos instrutores do curso. 

Planejamento estratégico

“Parabenizo todos os guardas pela dedicação e empenho em adquirir novos conhecimentos e aproveito para dizer que a qualificação permanente de um agente da segurança pública efetiva e melhora o serviço prestado à população”, disse Joel Monteiro. O inspetor-geral da GMB acrescentou que dos 19 guardas que receberam a capacitação, 18 vão fazer parte do Romu. “Temos um novo planejamento estratégico de ações e com essa capacitação já vamos colocar em prática”, informou.

Concluinte pela segunda vez do Estágio Tático, o GM Alexandre Coutinho destacou a importância da qualificação. “Essa é segunda vez que participo e afirmo que adquiri novos conhecimentos. Saio daqui melhor, aprimorado e dedicado. Treinamento e qualificação devem ser constantes e quem ganha com isso é a sociedade”, declarou Coutinho. 

Texto:

Thais Veiga

Veja também