Programação natalina encerra atividades do Projeto Social Anjos da Guarda

• Atualizado há 4 meses ago

Crianças e adolescentes do projeto social “Anjos da Guarda” participaram da tradicional festa de Natal, na manhã deste sábado, 16. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Belém, por meio da Guarda Municipal.

O evento encerra as atividades do ano de 2023, que segundo o coordenador em exercício do projeto, inspetor Marcelo Faro, foi muito positivo. “Fechamos o ciclo com muitas atividades desenvolvidas e belíssimas experiências vivenciadas pelas crianças e adolescentes acolhidas”, informa.

“Estamos muito felizes por poder proporcionar essa confraternização, sendo um momento de alegria e interação e é gratificante ver o sorriso de cada um, a felicidade por estarem sendo valorizados, cuidados. Isso é o mais importante”, complementa Faro.

O chefe de gabinete da GMB, Regivaldo Velasco, também participou da celebração representando o comando da instituição e avaliou o que vem sendo feito pela corporação “A gestão tem mostrado muito amor, cuidado e atenção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do bairro do Tapanã. São muitas atividades que levam dignidade, atenção e valorização de cada menino e menina e me alegra ver os pais felizes com esses momentos”, analisou o inspetor.

Muita diversão

Com a presença dos 140 crianças e adolescentes do projeto, seus familiares e colaboradores, a programação natalina iniciou com oração e contou com muita diversão, pronunciamentos, apresentação musical, distribuição de brinquedos, pelo Papai
Noel e lanche especial.

Solidariedade

Todos os anos os guardas municipais adotam as cartinhas escritas com pedidos singelos pelas crianças e adolescentes do Projeto anjos da Guarda. A Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe) é uma das colaboradoras muito importante para o momento.

Davi dos Santos,11 anos, frequenta o projeto há um ano, tem gostado muito das atividades oferecidas e ficou muito grato com o presente que recebeu. “Adoro o projeto e os professores. Me sinto muito bem e estou aprendendo muitas coisas. Adorei meu presente. Estou feliz”, contou.

Em clima de despedida, a adolescente de 16 anos, Adrielly dos Santos, ficou emocionada com a confraternização.” Este é meu último ano no Anjos da Guarda, e apesar de triste me sinto grata por tudo que foi proporcionado para mim durante cinco anos que convivi com essa equipe maravilhosa. Saio daqui com outros pensamentos e querendo seguir na carreira militar, contou, Adrielly.

O ponto alto do evento foi a visita surpresa do ex participante do projeto, Emanuel Luidi, 19 anos, hoje fuzileiro naval. “Aqui aprendi a respeitar, a ser uma pessoa melhor, a estudar e a ser um profissional. Fiz questão de aparecer no evento fardado para mostrar para todos o quanto os ensinamentos que obtive no projeto estão me rendendo bons frutos. Hoje trabalho, auxilio a minha família e continuo estudando”, declarou Emanuel.

Projeto

O Anjos da Guarda atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foi criado em 2007 para assistir meninos e meninas com idades entre 7 e 16 anos.

O projeto é desenvolvido com o efetivo de 12 guardas municipais, que atuam como instrutores em atividades esportivas, culturais e orientação educacional e social. As atividades são realizadas no turno nos quais os alunos estão livres, já que todos precisam frequentar a escola regularmente.

Serviço

As ativdades retornam em março de 2024 e os interessados em vagas nas turmas de 2024 devem procurar a sede do projeto Anjos da Guarda, no mês de janeiro, na rua Tamandaré, nº 437, entre as ruas Haroldo Veloso e Uberaba, bairro Tapanã, no horário das 8 às 12 horas.

Texto: Thais Veiga

Fotos: Rômulo Martins