Prefeitura vai reforçar a segurança durante os desfiles de blocos e escolas de samba de Belém

• Atualizado há 1 mês ago

Está garantida a segurança dos foliões que participarem dos desfiles dos blocos e escolas de samba da programação Carnaval de Todas as Cores de Belém. O evento carnavalesco terá como palco a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, nos próximos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e 1°e 2 de março.

A Prefeitura de Belém apresentou o seu plano de segurança na manhã desta quinta-feira, 22, durante um encontro que reuniu vários órgãos de segurança do Pará. Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) são algumas das instituições municipais que fazem parte do esquema para garantir a tranquilidade do público.

Entre os serviços realizados pela GMB estão o de monitoramento da avenida do samba, por meio de câmeras de 360°, para auxiliar as atividades dos agentes municipais, e apoio à Semob para ser feita a interdição das vias ao redor da Aldeia Cabana.

Além disso, para cada dia de apresentação das escolas e blocos, serão escalados cem agentes dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda da Capital (Rondac) e do Operacional, fazendo uso de viaturas e motocicletas que vão ser distribuídas, estrategicamente, no corredor da folia, avenida Pedro Miranda, na concentração e dispersão das agremiações.

“O desfile oficial de carnaval é parte importante do calendário da GMB e da cidade, ou seja, faz parte das nossas ações rotineiras. Contudo, sabemos que a dimensão do evento traz um número grande de pessoas e para isso vamos atuar com força total na prevenção e repressão, nesse último caso, se necessário. Teremos guardas municipais patrulhando a pé, com viaturas e motos. O Sistema de videomonitoramento (SIM) também estará acompanhando toda a programação”, explicou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.

Denúncias – A população pode auxiliar o serviço das forças de segurança fazendo denúncias, gratuitamente, pelo número 153, que funciona 24 horas.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo