Prefeitura usa 100 guardas municipais por dia na segurança dos desfiles do Grupo Especial

• Atualizado há 1 mês ago

Quem for assistir ou participar dos desfiles das escolas do Grupo Especial encontrará um esquema especial de segurança, elaborado pela Prefeitura de Belém por meio da Guarda Municipal (GMB). O esquema vai garantir tranquilidade a todos e a manutenção da ordem pública. Os desfiles do Grupo Especial serão nesta sexta, 1, e no sábado, 2 de março, na Aldeia Cabana Amazônica David Miguel, na Pedreira. O “Carnaval Belém de todas as Cores 2024” é organizado pela Prefeitura e já acontece desde a segunda quinzena de fevereiro.

A Prefeitura envolve várias secretárias e órgãos no evento. Na segurança, o efetivo empregado será de 100 guardas municipais, por noite, divididos em dois turnos. Eles serão vistos circulando a pé pelo corredor do desfile, e por viaturas e motocicletas na parte externa e entorno do evento, durante todo o período oficial da folia.

Na concentração e na dispersão das escolas, dois setores estratégicos, também haverá equipes da GMB.

Monitoramento

O monitoramento do Sambódromo será captado pelo Sistema Integrado de Monitoramento com uma câmera de 360°. Além das atividades rotineiras – voltadas para a garantia da segurança – caberá aos guardas municipais prestar apoio às equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), na interdição temporária de vias, e ainda escoltar e guardar com segurança os envelopes com a votação dos jurados.

“Estamos empregando um efetivo satisfatório para o evento ter as garantias necessárias. A tropa enviada faz parte de todos os grupamentos da Guarda, Operacional e Táticos, e nós faremos o patrulhamento ostensivo e preventivo”, declarou o Inspetor-Geral Joel Monteiro.

Denúncias

A população pode auxiliar o serviço das forças de segurança fazendo denúncias, gratuitamente, pelo número 153, que funciona 24 horas.

Texto: Thais Veiga