O que você procura?

Prefeitura garante segurança à população com ações da Operação Integrada “Festas Seguras”

• Atualizado há 3 meses ago

A Prefeitura Municipal de Belém vai participar das ações de segurança preventiva e ostensiva da Operação Integrada “Festas Seguras”, lançada na manhã desta sexta-feira, 1° de dezembro, no Estacionamento do Estádio Olímpico do Pará  Edgar Proença, popularmente conhecido com Mangueirão.

Segundo o subinspetor da Divisão de Operações da Guarda Municipal de Belém (GMB), João Alexandre de Oliveira, a operação é feita em conjunto com todos os órgãos da segurança pública municipal e estadual. “A GMB vai atuar tanto no centro da cidade, quanto nas avenidas e corredores de grandes centros comerciais, assim como nas áreas bancárias e de grande circulação, das 7h às 23h”, explicou.

Organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Operação Integrada “Festas Seguras” tem como objetivo reforçar o policiamento na cidade, para coibir os crimes contra o patrimônio público, como furtos e roubos, nas áreas comerciais e nas chamadas zonas vermelha de criminalidade.

“A Guarda Municipal ficará o mais próximo possível da população, para permitir que o belenenses façam suas compras com tranquilidade, além de garantir a segurança também aos comerciantes da cidade, considerando que é nesse período que aumenta a geração de emprego e renda”, explicou o subinspetor João Alexandre.

Além da GMB, a operação integrada conta com a participação da Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Cientifica, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).  

A ações da “Festas Seguras” vai até o dia 8 de janeiro de 2024 e a Prefeitura vai empregar cerca de 50 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos, por dia, distribuídos em pontos estratégicos da capital paraense, para grantir mais segurança para a sociedade. Além do efetivo na rua, as travessias e avenidas de Belém vão ser monitoradas pelas 45 câmeras do Sistema Integrado de Videomonitoramento da GMB.

Autoproteção – Bolsas à frente do corpo; opção por pagamento em cartão ou Pix, não em dinheiro; e evitar usar o celular em locais soturnos são algumas orientações de medidas de segurança que poderão evitar que uma pessoa entre nas estatísticas da violência urbana.

A Guarda Municipal orienta o cidadão a acionar a instituição, imediatamente, se presenciar alguma atitude suspeita. Para isso, disponibiliza o telefone 153 gratuitamente. 

Texto:

Thais Veiga

Veja também