A Prefeitura de Belém participou, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), de forma integrada a outros órgãos da segurança do Pará na ação de conscientização na parte externa do Estádio Leônidas Sodré de Castro – Curuzu, antes da partida entre o Paysandu e Pouso Alegre(MG), neste domingo, 20.
Os guardas municipais, que fazem parte do Programa Pró-Mulher Pará, abordaram as torcedoras para orientá-las como se protegerem do crime de importunação sexual nos estádios de futebol. Durante a ação educativa foram distribuídos panfletos informativos sobre esse tipo de violência contra a mulher, previsto no Artigo 215 A, do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, além de orientar as mulheres a denunciarem, caso sejam vítimas desse tipo de violência no estádio.
“A GMB vem combatendo a violência de gênero dentro dos estádios e em locais públicos. Hoje, na Curuzu, tivemos a oportunidade de conversar e explicar às torcedoras, sobretudo, como se defenderem e denunciarem, caso sejam vítima desse delito. O que queremos é que denunciem, porque, a partir dos depoimentos, para prevenir novas práticas de importunação sexual”, ressaltou o inspetor da Divisão de Operações, Élcio Vale.
A torcedora Angélica de Jesus, de 37 anos, entende que a campanha de Combate à Importunação Sexual é importante. Ela disse que vai compartilhar as informações recebidas com suas amigas e familiares. “Essa campanha é muito importante e eu não sabia que era um tipo de crime. Agora, sei como me defender”, enfatizou.
Texto: