Prefeito e equipe visitam obras de revitalização da Praça Dom Pedro II

Nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues juntamente com dirigentes de diversos órgãos municipais visitaram as obras de revitalização da Praça Dom Pedro II, localizada no bairro da Cidade Velha, em frente ao Palácio Antônio Lemos.

O grupo da gestão municipal averigou o andamento das obras e como cada secretaria está implantando o serviço no espaço, que tem previsão de ser entregue à população ainda neste semestre.

Também foram avaliadas as demandas do espaço sobre iluminação, calçamento de pedras portuguesas, sinalização, paisagismo, que inclui a implantação da qualidade do gramado e tratamento da água, entre outros serviços.

“Este espaço tem um grande valor histórico. Estamos analisando a qualidade da obra e avaliando o que ainda precisa ser feito. Um espaço como este não é só construção, é também restauro”, destacou o prefeito de Belém.

Edmilson Rodrigues garantiu a volta de forma permanente da Guarda Municipal de Belém (GMB) ao espaço, logo após a inauguração da reforma da praça, para garantir a segurança das pessoas que transitam no local e entorno.

Além do prefeito, participaram a fiscalização à obra da Praça Dom Pedro II, os titulares das secretarias municipais de Urbanismo, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Fundação Cultural de Belém, Meio Ambiente e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. Cada dirigente apresentou ao prefeito como o serviço de revitalização está sendo executado.

A Praça Dom Pedro II carrega um valor histórico para a capital paraense, pois localiza-se no Largo do Palácio, onde ocorreram grandes eventos públicos em torno do poder nos séculos XVIII, XIX e XX.

“É importante destacar que a Fumbel tem um papel relevante nesse processo, que é da salvaguarda do patrimônio histórico do município em relação a essas praças e monumentos”, explicou o titular da Fumbel, Michel Pinho.

O Inspetor Geral da GMB, Joel Ribeiro, reiterou a presença da guarnição na Praça Dom Pedro II. Ele explicou que há rondas externas e internas no local, que são feitas em veículos e motos e que têm apoio da guarnição do Palácio Antônio Lemos. Após a inauguração da reforma da praça, assegura o inspetor, a segurança no local será intensificada.

Joyce Assunção