Parceria entre governos federal e municipal resulta em novas viaturas à segurança de Belém

• Atualizado há 4 meses ago

A  Prefeitura de Belém está equipada com novas viaturas para desenvolver serviços do Plano de Ação na Segurança (PAS), do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Os veículos foram doados pelo Governo Federal à Guarda Municipal, como forma de fortalecer os trabalhos desenvolvidos pela corporação.

Ao todo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública doou sete automóveis Toyota Yaris durante uma cerimônia de entrega, simbólica, realizada na quinta-feira, 21, na Esplanada do Ministério, em Brasília.

Segundo o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, que representou no ato da entrega dos veículos o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a doação faz parte de uma ação do Governo Federal que visa destinação de 500 veículos para 15 estados e mais 200 para municípios.

“A Prefeitura de Belém agradece o investimento e valorização que o Governo Federal oferecido às Guardas Municipais, demonstrando um compromisso da gestão com a segurança de todos. Essas viaturas vêm em boa hora e vai engrandecer e contribuir com o serviço de excelência que a GMB realiza em nosso município”, disse Joel Monteiro.

Durante a cerimônia, o Ministro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, também assinou atos para instituir a lista de procurados do Sistema Único da Segurança Pública e Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a distribuição de 400 câmeras corporais, doadas pelo Governo dos Estados Unidos.

Além disso, também foi  publicado um importante ato de governo regulamentando, através do Decreto n°11.841, artigos da lei 13.022 (Estatuto das Guardas Municipais). “Nada seria possível sem a integração com os estados e municípios. O maior legado institucional é concretizar a Lei 13.675, a lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). É um ato de grandeza do Governo Federal reconhecer que só com integração é possível avançar”, destacou o Ministro Flávio Dino.

Texto: Thais Veiga