Operação Saturação percorre bairros da Cremação, Condor e Jurunas

Equipes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Coordenadoria de Ordem Pública, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Polícia Militar realizaram na tarde desta quinta-feira, 19, uma “Operação Saturação” que percorreu os bairros da Cremação, Condor e Jurunas e resultou na apreensão de material ilícito e um veículo com placa adulterada.

A operação teve início na Praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, onde os agentes públicos flagraram um grupo de pessoas consumindo drogas na área onde funcionava o antigo forno crematório. No local também foram encontradas dezenas de gatos abandonados e o Centro de Controle de Zoonoses foi acionado. Recentemente equipes das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan) estiveram no local e fizeram o levantamento das necessidades para obras de melhorias do espaço.

As ações de segurança são determinação do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, para reduzir os índices de criminalidade tornar a praça novamente espaço de lazer e entretenimento das famílias. “A Cremação é um bairro populoso, e a  Dalcídio Jurandir vem concentrando um alto número de moradores de rua e usuários de drogas. O nosso objetivo aqui é, sobretudo, solucionar este problema e proporcionar mais segurança para quem frequenta o espaço”, explicou a titular da Ordem Pública, Elizete Cardoso.

Para o morador e integrante da associação de moradores da Cremação, Abraão Laredo, 60 anos, a iniciativa da prefeitura traz esperança para a população da área. “Diariamente vejo o que acontece aqui, eu sou uma das pessoas que está se disponibilizando a atuar em parceria com o poder público para mudar a realidade desta praça. As crianças querem brincar à tarde e acabam presenciando essas situações lastimáveis, então, para passar para o lado do crime, é um pulo. Se a gente puder coibir os crimes e zelar por este local pra que ele volte a ser bem frequentado, sem dúvida daremos às mãos para isso”.

Na sequência, a operação seguiu para a Praça Princesa Isabel, na Condor, e no local foram identificadas mais pessoas fazendo uso de drogas e identificada uma motocicleta com placa adulterada. Em seguida, as equipes se dirigiram ao Portal da Amazônia.

“Nesta operação cerca de vinte pessoas foram encaminhadas ao Centro Pop, de São Brás, para ser feita a verificação daqueles que se encontram em situação de rua, para acompanhamento social. Outras três pessoas foram encaminhados à Seccional de São Brás para triagem e a moto com placa adulterada foi recolhida”, informou o comandante da Guarda Municipal, Almir Ferreira. “Estas áreas onde fizemos a operação são consideradas de extrema vulnerabilidade. Por meio da ‘Saturação’ a prefeitura consegue inibir a ação criminosa”, enfatizou.

A dona de casa Leonice Monteiro, 55 anos, estava passeando com o neto na Praça Princesa Isabel quando viu os guardas municipais. “Aqui é um lugar tão bom para trazer o netinho, mas infelizmente a gente vê muita coisa ruim. Quando tem a presença de agentes de segurança traz uma tranquilidade pra gente”, afirmou.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém