Operação Carnaval vai até a Quarta-feira de Cinzas

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob prossegue até a próxima quarta-feira, 17, com diversas ações para coibir aglomerações que contrariem as medidas estabelecidas no decreto conjunto de combate à proliferação do novo coronavírus na Região Metropolitana de Belém. As ações ocorrem com fiscalização nas linhas de ônibus, na linha hidroviária municipal que faz o trajeto Icoaraci – Cotijuba, e em pontos de estacionamento que sirvam de concentração para blocos e outras aglomerações que sejam contrárias às medidas permitidas nesse período de restrições à circulação.

Desde a sexta-feira, 12, a Semob vem restringindo o acesso de veículos ao Portal da Amazônia. A rotatória do Portal está fechada aos veículos, com bloqueios físicos, assim como a faixa de rolamento próxima à orla. Os veículos, portanto, só conseguem trafegar na única faixa aberta, sentido Mundurucus – rotatória. O fechamento do Portal da Amazônia prosseguirá até a próxima quarta-feira, 17, e faz parte de uma ação integrada de diversos órgãos da Prefeitura de Belém, entre eles Guarda Municipal (GMB), Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Ordem Pública e Secretaria de Economia (Secon).

Outra ação integrada, reunindo Semob, GMB, Agência Distrital de Icoaraci e Secretaria de Estado de Segurança Pública – Segup, acontece no distrito desde sexta-feira, 12, para coibir, entre outras coisas, o estacionamento irregular e a concentração de blocos que costumam desfilar pelas ruas da Vila Sorriso nessa época do ano. O estacionamento irregular de veículos na ciclofaixa de Icoaraci é um dos principais focos da ação, que também colabora com o ordenamento viário e garante mais segurança, em especial para pedestres e ciclistas. Ação semelhante ocorre em Mosqueiro desde o último final de semana.

Transporte

A fiscalização para cumprimento do decreto no transporte coletivo de Belém continua sendo realizada neste período de carnaval. Ao todo dez agentes de transporte da Semob vêm fazendo a fiscalização dentro dos ônibus que circulam na capital, para orientar quanto ao respeito ao distanciamento e uso obrigatório de máscaras, além do trabalho regular que já ocorre nos terminais e finais de linhas, para verificar a higienização obrigatória antes do início de cada viagem, e o cumprimento das ordens de serviço emitidas pela Semob para as empresas operadoras do serviço.

Na segunda e terça-feira, dias 15 e 16, este trabalho vem recebendo o reforço de agentes educadores da Semob, o que amplia o trabalho de orientação nas paradas de ônibus da área de São Brás, que costumam receber no carnaval vários usuários em busca do transporte coletivo para acesso a distritos e outros municípios da RMB.

A mesma ação informativa e de fiscalização vem sendo realizada pelos agentes de transporte no porto de Icoaraci, com foco na linha hidroviária municipal que liga o distrito à ilha de Cotijuba. Direcionado ao carnaval, este trabalho de orientação no transporte público por ônibus e barco em Belém continuará a ser realizado pela Semob até a próxima quarta-feira, 17.

Esperança Bessa