Operação Carnaval aponta balanço positivo durante os dias de folia em Belém e distritos

• Atualizado há 2 meses ago

O carnaval em Belém e distritos ocorreu de forma tranquila, como aponta o balanço da “Operação Carnaval de Todas as Cores”, realizada pela Guarda Municipal, durante o período de 9 a 14 de fevereiro.

O serviço de reforço na segurança durante os dias festivos atuou em várias frentes e teve o objetivo de prevenir e coibir atos de vandalismos, abusos, violências, entre outros. Na avaliação da GMB, a operação foi positiva e os números demonstram que as ocorrências foram dentro da normalidade.

“O planejamento estratégico e a execução do serviço, assim como as parcerias com os outros órgãos durante os dias de carnaval em Belém e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, foram essenciais para o sucesso da segurança neste carnaval. Teve dedicação de cada guarda municipal para manter a paz e tranquilidade dos brincantes e da população de cada localidade” , destaca o inspetor chefe da Divisão de Operações, Élcio Vale.

Ocorrências – O balanço apontou, que durante os seis dias de folia, a GMB patrulhou 18 eventos, entre circuitos, desfiles de escolas de samba e blocos. A operação contabilizou cerca de 420 abordagens em pessoas e veículos, recuperou cinco celulares e apreendeu uma arma branca (facão), utilizada durante uma tentativa de homicídio, conduziu duas pessoas para os órgãos competentes, uma por furto e outra por lesão corporal grave, ocorridas em Icoaraci.

As equipes operacionais e táticas dispersaram alguns princípios de desentendimentos durante os blocos. O disque-denúncia 153 contabilizou mais de 20 ligações com denúncias de perturbação do sossego.

Efetivo

A Operação Carnaval foi realizada em conjunto com demais órgãos de segurança pública parceiros, atuando em várias frentes e contou com 197 guardas municipais dos grupamentos Operacional das bases distritais e Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e os motopatrulheiros da Ronda da Capital (Rondac), empregados por dia de evento, totalizando 785 durante todo o período de carnaval, além de motos e viaturas. O serviço ordinário foi mantido sem alterações e as ações ostensivas foram intensificadas.

Texto: Thais Veiga