Mosqueiro: Verão da Gente com muito sol e intensa fiscalização

Mosqueiro está vivendo o terceiro final de semana das férias escolares. O verão da Gente está animado, com programação recreativa e cultural, mas também de intensa fiscalização da rede integrada de segurança pública do Estado do Pará. O balanço parcial da Guarda Municipal de Belém (Gbel) registra tranquilidade, sem ocorrências graves. O subinspetor da Divisão de Operações, Elcio Vale, alerta para os atos passíveis de fiscalização como crianças desacompanhadas, documentação de veículos e comércio ambulante. Na barreira montada no pórtico de acesso à ilha de Mosqueiro, todos os veículos são vistoriados assim como passageiros e lotação dos ônibus.

A rede integrada de segurança pública é formada por contingente da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Grupamento de Bombeiros Militar de Mosqueiro, Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMob), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ministério Público do Pará, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar de Mosqueiro, Departamento de Fiscalização (Agência Distrital de Mosqueiro).

Operação Oversight – O esquema das forças integradas funciona da seguinte maneira: horário de 10h às 12h (sexta, sábado e domingo), com homens da Polícia Militar, Guarda Municipal e SeMob; no horário de 16h às 19h (diariamente), com efetivo da PM, Guarda e SeMob; Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária (sexta, sábado e domingo). A Agência Distrital de Mosqueiro, por meio do Departamento de Fiscalização, vem acompanhando as missões diariamente na fiscalização do comércio ambulante. A ADMOS cadastrou 129 trabalhadores e trabalhadoras para as regiões de praia e avenida 16 de Novembro.

Praias – O cabo bombeiro Ariel e a soldado Nayara, de plantão na praia do Farol, disseram que o sábado estava tranquilo. “Nossa atenção é redobrada com as crianças, pequenos acidentes com cortes por objeto perfurocortante; as pipas estão proibidas, mas até aqui, está tranquilo”, disseram.

Na Central de Monitoramento Eletrônico, montado ao lado do caramanchão do Chapéu Virado, policiais militares e guardas municipais acompanham em tempo real a movimentação de 19 pontos estratégicos de Mosqueiro.

Diversão – A estudante de Educação Física da Uepa, Adricia Neves, 18, aproveitou a manhã de sábado para pegar um bronzeado. “Eu gosto muito de Mosqueiro e que bom que está tranquilo. Com a vacinação já podemos sair, para aproveitar o sol”, disse a jovem.

O ambulante Vandergilson Nascimento disse que as vendas estão melhorando e que a volta da praia vai ajudá-lo a levar um dinheiro extra para casa. “Graças a Deus, a vacinação chegou e as pessoas estão chegando aqui na praia”, festejou.

Texto: Selma Amaral