Ilha de Mosqueiro conta com a segurança reforçada durante o Carnaval de Todas as Cores

• Atualizado há 1 ano ago

A Guarda Municipal de Belém iniciou na manhã desta sexta-feira, 17, as ações integradas de segurança na Ilha de Mosqueiro. Os guardas municipais foram apresentados, na Praia do Farol, durante o lançamento da Operação “Carnaval 2023”, realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém.

O distrito recebeu um reforço de 116 guardas municipais dos grupamentos especializados e operacional que vão somar com os 56 guardas que já atuam na Inspetoria da ilha.

Planejamento integrado

Mosqueiro é um dos destinos mais procurados nos feriados e férias. No carnaval com uma vasta programação de shows, desfiles e blocos carnavalescos na ilha, a Prefeitura solicitou à GMB um planejamento especial de segurança para atender e garantir a tranquilidade dos munícipes e foliões, que buscam a bucólica como destino durante o feriado prolongado.

“Montamos um planejamento integrado com as forças de segurança do estado para garantir e cumprir o objetivo da segurança pública, que é proteger o cidadão e preservar o patrimônio público. Mosqueiro, nessa época, recebe muitas pessoas, aumentando a necessidade de atenção”, enfatiza, o inspetor-geral da GMB, em exercício, Sindeval Bittencourt.

A ilha vai contar com ações de patrulhamento preventivo e ostensivo nos bairros, praias, Praça Matriz e na Rua do Aeroporto, durante o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos. As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado, até a quarta-feira de cinzas, 22.

Monitoramento

Além das ações de patrulhamento, a GMB instalou o ônibus de videomonitoramento no Caramanchão na Praia do Farol, que vai acompanhar, 24h, as imagens captadas pelas câmeras instaladas na ilha. O veículo vai funcionar integrado com o Centro Integrado de Operações (CIOP).

A solenidade contou as presenças do subcoordenador da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale; diretor da Divisão de Integração Operacional- DIOP, cel. Glauco Maia, representando a Segup; diretor da Polícia Metropolitana, delegado Daniel Castro; comandante do Policiamento de Mosqueiro, cel. Francisco Ferreira, bem como representantes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Corpo de Bombeiros.