Guardas municipais são qualificados para melhorar o atendimento à população

• Atualizado há 7 meses ago

A Guarda Municipal de Belém realizou o encerramento do Curso de Qualificação e Capacitação Profissional para os guardas municipais que gerenciam o Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIM). O evento foi realizado pela Divisão de Ensino (DEN) na tarde desta sexta-feira, 26, na sala de instrução da instituição, no bairro do Marco. 

Durante o curso, os guardas municipais participaram de instruções de nivelamento do conhecimento, incluindo as disciplinas de atendimento a grupos de vulneráveis: Ética, Legislação/ Direitos Humanos, Liderança e chefia, Lei Maria da Penha, Atendimento ao Idoso e Aprimoramento da plataforma de dados do Cadastro de Atendimento e Despacho (CAD) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD).

Qualificação gradativa para toda corporação

O coordenador do SIM, inspetor Carlos Siqueira, ressaltou que todos os guardas municipais lotados no setor serão qualificados gradativamente.  “A estrutura do Sistema Integrado de Videomonitoramento foi toda modernizada e sentimos a necessidade de aprimoramento técnico, atualização do conhecimento, bem como elevar o entrosamento da equipe”, explicou. 

O inspetor complementou, que a qualificação está sendo realizada por etapas, começando pelos guardas que gerenciam o sistema.  “Não podemos parar o setor e por isso estamos dividindo as turmas”.  

No total 14 guardas municipais receberam a qualificação, como a inspetora GM classe 5, Marlúcia de Sousa Souza, 48 anos. “Este curso de gerenciamento do serviço está sendo muito proveitoso. Retorno para o setor com mais conhecimento para atender o munícipe, com mais clareza, agilidade e eficiência”, contou a inspetora. 

Melhoria no atendimento ao cidadão

O subinspetor-geral, Sindeval Bittencourt, parabenizou os concluintes, agradeceu a parceria das instituições que disponibilizaram os instrutores e ressaltou a importância da qualificação dos guardas do Sistema de Monitoramento. “A gestão está sempre em busca de qualificar todos os guardas, mas, os que fazem parte do SIM, um local repaginado em tecnologia e que atende diretamente o cidadão pelo Disque-denúncia 153, precisa de excelência na agilidade e atendimento”, proferiu Sindeval Bittencourt.

O subinspetor-geral agradeceu às equipes de instrutores da Guarda Municipal e das polícias Militar, Civil e Segup pela disponibilidade para a qualificação dos guardas municipais. 

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius

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