Guardas municipais são qualificados para a retomada das atividades do “Anjos da Guarda ” em 2024

• Atualizado há 2 meses ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), retoma no próximo dia 6 de março as atividades do projeto “Anjos da Guarda”, desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro do Tapanã. Para garantir um serviço de qualidade, com mais atenção, dignidade, acolhimento e respeito, os servidores – entre guardas municipais, voluntários, assistente social, estagiários da área de educação – participaram de qualificação profissional na sede da GMB iniciada nesta quinta-feira, 29, e encerrada nesta sexta-feira, 1°.

A psicóloga da Guarda Municipal e instrutoras do curso, Priscilla Camelo, foi a responsável pela roda de conversa com a temática “Relações Interpessoais” e destacou a importância da saúde mental da equipe. “Aqui, tivemos o cuidado de mostrar a importância das relações interpessoais e a saúde mental do servidor, fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades. Para acolher crianças e adolescentes fragilizados, o profissional precisa, além da parte técnica, ter boas condições fisica e emocional. O relacionamento da equipe com harmonia e equilíbrio é o que mantém a rede de apoio sem conflitos e com boa produtividade”.

Para conhecer mais sobre os direitos e garantias individuais de criança e adolescente, os participantes da qualificação se concentraram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no assunto direitos humanos, proferidos pelo inspetor Luiz Sodré, assim como à importância do planejamento político e pedagógico, com o professor inspetor Paulo Faro.

Segundo o coordenador do projeto “Anjos da Guarda”, inspetor Paulo Faro, a qualificação surgiu como um desejo dos próprios servidores, manifestando a necessidade de aprimorar seus conhecimentos. “Sentimos essa necessidade e a incluímos como meta para 2024. O Projeto social é prioritário para nossa gestão e é um elo forte da GMB para combater a violência. Temos o dever de estar presentes e não deixar que crianças e adolescentes sejam aliciadas por criminosos”.

“Anjos da Guarda” – foi criado em 2007 e atende meninos e meninas com idades entre 7 e 16 anos. O projeto é desenvolvido com a participação de 12 guardas municipais, que atuam como instrutores em atividades esportivas, culturais e orientação educacional e social. As atividades são realizadas no contraturno, período que não estão no colégio durante a semana, considerando que para fazer parte do “Anjos da Guarda” o candidato precisa frequentar a escola.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo