Guardas Municipais são avaliados para renovação de porte de arma funcional

• Atualizado há 2 meses ago

A Prefeitura Municipal, por meio do Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador da Guarda de Belém, iniciou nesta quarta-feira, 31, o processo de avaliação psicológica para a renovação do porte de arma de fogo institucional.

Até o dia 5 de fevereiro, 148 guardas serão avaliados com uma série de testes, seguindo as instruções normativas da Polícia Federal, IN 78, onde informa os testes psicológicos obrigatórios: de atenção, memória, projéteis, personalidade, entre outros.

Legal – A avaliação é um procedimento exigido pela Polícia Federal, que determina, segundo o termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Belém, que a cada dez anos o guarda municipal passe pelo exame para manter o porte de arma de fogo institucional.

A aplicação do exame é feita na sede da GMB, no bairro do Marco, e realizada pela psicóloga da corporação, Priscilla Camelo, credenciada pela Polícia Federal desde 2010.

De acordo com o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, a manutenção do porte de arma funcional é prioridade para a gestão. “A nossa instituição nasceu armada em 1992 e temos o armamento como uma das ferramentas de trabalho para combater a criminalidade e, portanto, estamos sempre atentos ao prazo de vencimento do porte de arma e principalmente na saúde mental do servidor”, explicou.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo