Guardas municipais de Belém passam por programa de condicionamento físico e defesa pessoal

• Atualizado há 2 meses ago

Para trazer mais qualidade de vida, condicionamento físico do efetivo e a manutenção do bem-estar da tropa,  além de atualizar os conhecimentos dos guardas em técnicas de defesa pessoal e uso legal da força, a Prefeitura está promovendo o programa Treino de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal para todos os grupamentos e setores da Guarda Municipal de Belém.

O ciclo de atividades inclui aulas de Jiu-jitsu e fortalecimento muscular, visando preparar os profissionais de segurança pública municipal na utilização de métodos não letais de defesa, controle e imobilização, garantindo assim a integridade física do próprio agente e do agressor.

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro,  o bom preparo físico e técnicas de defesa são fatores fundamentais para o bom desempenho das atividades em benefício da segurança da sociedade. “Precisamos estar sempre atualizados com as técnicas de defesa pessoal e imobilização não letal, para que no momento de uma ocorrência de agressão contra a integridade do guarda, por exemplo, saibamos fazer a imobilização sem que haja necessidade do uso de arma de fogo ou outras técnicas que gerem agressão”, explica Joel Monteiro.

Além de aperfeiçoar  a atuação profissional da corporação,  o treinamento resulta em benefícios como a melhoria do humor e da autoestima do agente; prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios, entre outros.

Planejados pela Divisão de Ensino da GMB , os treinamentos são realizados em horários que não comprometem as funções e as escalas de trabalho dos profissionais, e são executados na sede do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), no bairro do Souza, sob a coordenação de guardas municipais com formação nas áreas de Educação Física, Artes Marciais e Nutrição.

“Aprendemos todas as técnicas durante o curso de formação, contudo, precisamos de treinamento constante para que no momento de uma situação real, corpo a corpo,  possamos aplicar a técnica de defesa, quedas e finalizações  corretas. O bom preparo físico para o profissional de segurança é essencial não pela estética e sim para a saúde, condicionamento, conhecimento e habilidades” explica o inspetor Eder Melo, faixa- preta em Jiu-jitsu, que ministra  o treinamento de Defesa Pessoal, Imobilização e Condução.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Rômulo