Guarda Municipal treina efetivo para operar cadastro do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

• Atualizado há 1 mês ago

Com o objetivo de aprimorar o atendimento e despachos de dados e ocorrências no dia a dia da corporação, a Guarda Municipal de Belém deu início na manhã desta quarta-feira, 20, ao treinamento do efetivo que atua no Sistema Integrado de Videomonitoramento(SIM), para operar o Cadastro de Atendimento e Despacho (CAD) do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), plataforma de dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A iniciativa visa aprimorar a utilização do cadastro e o compartilhamento integrado de ocorrências e denúncias, proporcionando maior agilidade e eficiência aos serviços.O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, destaca a importância desse treinamento e da plataforma para os guardas municipais. “É mais uma ferramenta de extrema importância para o nosso trabalho, para a agilidade do serviço e de apoio ao cidadão ”.

Segundo o instrutor do curso, João Falcão, técnico de gestão de Informática do Núcleo de Telemática da Segup, oprincipal objetivo das ferramentas é a agilidade no atendimento. “O cidadão quando solicitar socorro através do 153 da GMB, a central de atendimento, já cadastra na plataforma, e as informações automaticamente vão em tempo real para todas as centrais das forças integradas, inclusive no âmbito nacional”, diz o instrutor.

A ferramenta também possibilita a consulta de veículos e de pessoas na base nacional, bem como o acompanhamento de imagens de câmeras de monitoramento e equipes disponíveis para atendimento de ocorrências. Além disso, o sistema permite a consulta de informações de trânsito e foragidos da Justiça.

“Já estamos nos preparando para os próximos eventos que Belém receberá, como as Eleições Municipais e a COP-30.  Precisamos nos familiarizar com o Sistema para poder oferecer os dados da Guarda Municipal “, explica o inspetor  Carlos Siqueira, coordenador do SIM.

O Sinesp-CAD é uma solução tecnológica ofertada por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), instituído pela Lei n.º 13.675, de 11 de junho de 2018. O próprio sistema é um instrumento de efetivação do Susp, que promove o desenvolvimento de tecnologias para a integração e a interoperacionalidade de informações em segurança pública.

Ainda durante a capacitação, o Sistema Córtex, outra plataforma de dados e gestão operacional,a qual a GMB já utiliza no serviço, também foi apresentado  e atualizado para os agentes. Para a GM Suany Socré, do suporte administrativo do setor, a instrução é fundamental para a atuação de todos os guardas durante o serviço.”Precisávamos ser capacitados com técnica e precisão para operacionalizar os sistemas apresentados”.

A capacitação é gratuita, com a duração de 4h, entre aulas teóricas e práticas e está sendo ministrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no auditório do Centro Integrado de Operações, no bairro do Marco.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius