Guarda Municipal terá 100% do efetivo habilitado para porte de arma com segurança

• Atualizado há 1 ano ago

Todos os agentes da Guarda Municipal de Belém serão habilitados para o porte de arma de fogo até o final deste ano de 2022.

Na manhã desta segunda-feira, 7, a GMB iniciou o curso de Capacitação e Habilitação ao Porte de Arma de Fogo aos últimos agentes, ativos, que não possuem impedimentos de ordem técnica ou jurídica.

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, os agentes precisam passar por várias etapas para adquirir o porte funcional. “Essa instrução que iniciou hoje é a etapa final que os guardas municipais vão precisar cumprir para adquirir o porte”, explica Monteiro.

Preparação

Antes disso, complementa o comandante da GMB, eles passaram por testes psicotécnicos com a psicóloga Priscila Camello (habilitada pela Polícia Federal), do Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador da Guarda.

Joel Monteiro enfatiza que o compromisso da gestão de qualificar e habilitar todos os agentes até o final do ano está se concretizando: “Os remanescentes iniciaram a última etapa para a aquisição desse porte institucional. O documento é muito aguardado pela categoria. Ao final todos estarão aptos e qualificados a usar o armamento de forma segura. O objetivo é prestar um serviço de segurança de qualidade aos municípes”, assegura o comandante.

Teoria e prática

O curso visa a habilitar os guardas municipais no domínio de conhecimentos para o uso, manuseio, condução e emprego do armamento no cumprimento do dever legal. Ministrado por instrutores da Divisão de Ensino da GMB, tem carga horária de 160 horas/aula, com mais de 20 disciplinas entre teoria e prática, atendendo às exigências previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826).

Ao todo, participam da capacitação 12 guardas municipais. As aulas práticas acontecem na sala de instrução da GMB, no bairro de Fátima, e a prática de tiro, no Estande de Tiro da Guarda Civil de Castanhal, etapa prevista para os dias 17 e 18 de novembro.

Curso de Capacitação e Habilitação ao Porte de Arma de Fogo garante o manuseio com segurança das armas, com vistas a prestar um serviço de qualidade à população