Guarda Municipal tem a confiança da Prefeitura e da população para proteger pessoas e patrimônio

• Atualizado há 1 ano ago

Nos últimos dois anos e meio de gestão da Guarda Municipal de Belém, a instituição atuou de forma intensa nas ações de segurança preventiva, ostensiva e social para garantir a tranquilidade nos lares dos paraenses. Foram promovidas diversas ações que contribuíram para a redução dos índices da criminalidade.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressalta a importância da participação da GMB como força de segurança para a capital e distritos. “A Guarda Municipal cumpre não apenas a função de guarda patrimonial, mas faz parte do sistema nacional de segurança. É uma força de segurança, uma instituição do estado brasileiro, da esfera municipal, que cumpre a função de garantia da paz social”.

Combate à criminalidade

Ao longo desse período, a GMB atuou em 53.218 ordens de serviço, seja em atividades integradas com as secretarias municipais, estaduais e federais ou de rotina com rondas, patrulhamento e bases. Em 30 meses a instituição realizou 99.640 rondas, destas 36.195 nas escolas municipais, local que recebeu bastante atenção no início de 2023 com os protocolos de segurança implementados pela Prefeitura para garantir a segurança, prevenir a violência e reforçar o bem-estar dos estudantes, docentes e demais profissionais da educação.

O balanço apontou mais de 1.500 ocorrências registradas, ocasionando 678 pessoas suspeitas conduzidas para a autoridade policial. Foram retiradas das ruas 82 armas de fogo e 16 simulacros; capturados 71 foragidos da justiça; 82 veículos entre motos e carros recuperados e devolvidos aos proprietários; e mais de 330 mil abordagens realizadas em veículos e pessoas.

Responsabilidade e comprometimento

O Inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, destaca que os dados apresentados falam por si no que diz respeito ao trabalho à frente da instituição: “A GMB trabalha com responsabilidade e comprometimento. Os guardas municipais não medem esforços e se doam no cumprimento da missão em favor da população, a fim de que Belém seja um lugar de paz”.

Joel complementa que a integração entre as forças e o planejamento estratégico faz toda a diferença para os bons resultados. “Todas as ações de segurança por parte da GMB, seja integrada ou não, são planejadas de acordo com estudos e estatísticas que mostram os locais com grande incidência de delitos. O trabalho desenvolvido pelos guardas municipais segue um planejamento que vai da prevenção à repressão quando necessário, onde se conseguem evitar ações delituosas, contra a vida ou contra o patrimônio público.

Em defesa da mulher

O enfrentamento à violência contra a mulher é uma constante na GMB, e nesse sentido, a instituição trabalha integrada à Secretaria de Segurança Pública-Segup, com o Programa Pró-Mulher.

Setenta e dois registros de agressão foram feitos pela GMB no período de 1° de janeiro de 2021 a junho de 2023.  

A causa de combate à violência contra a mulher é tão importante que em 2021 a gestão criou o Núcleo de Atenção à Guarda Feminina (Nagf), oficializado pela Prefeitura por meio de decreto no dia 21 de março de 2023.

O prefeito Edmilson, explica, que o decreto concede poder à coordenação do NAGF para realizar uma série de políticas pedagógicas, com a finalidade de evitar e diminuir a violência contra as mulheres, especialmente as que são guardas municipais. Edmilson Rodrigues ressalta que, eventualmente, o núcleo terá a competência de punir todos aqueles que praticarem qualquer tipo de violência ou ações machistas contra as agentes da Guarda Municipal.

Texto:

Thais Veiga

Agentes da GMB atuam na prevenção à criminalidade na área do Complexo do Ver-o-Peso, durante a fase mais aguda da pandemia da covid-19

Veja também