Guarda Municipal realiza treinamento para agentes da Inspetoria Especial de Ações Táticas

A Guarda Municipal de Belém iniciou nesta terça-feira, 24, o programa de treinamento continuado com os agentes dos grupamentos Táticos, (Ações Táticas-GAT,  Ações Táticas com Cães-Atac, Ronda da Capital-Rondac e Ronda Ostensiva Municipal-Romu) da instituição, com o objetivo de aperfeiçoamento e padronização do conhecimento e ações do efetivo que compõem a Inspetoria Especial de Ações Táticas- IEAT.

A qualificação tem a duração de um dia, totalizando 10h/aula e está sendo realizado na sede do grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC,) no Tapanã. Todas as disciplinas são ministradas por instrutores guardas municipais, que desenvolverão ações focadas na atividade de segurança pública. Serão repassados ensinamentos da área de Imobilização e defesa pessoal, progressão em área de risco, abordagens e seus níveis de patrulha urbana, choque ligeiro, táticas individuais, além do condicionamento físico.

“Essas instruções são fundamentais para melhorar o preparo técnico e operacional do efetivo, refletindo em bons resultados na hora do serviço do dia a dia e na sociedade”, explicou o inspetor Elton Moura, coordenador da Inspetoria Especial de Ações Táticas (IEAT). “A intenção é sempre atualizar e qualificar a prestação de serviço para a comunidade”, concluiu Elton.

O programa será estendido a todo o efetivo da GMB. Em razão da pandemia, o treinamento está obedecendo às regras de distanciamento, com turmas de no máximo 16 servidores.

“Esse treinamento vai ser continuo, até que consigamos alcançar todo o efetivo tático e operacional. Um dia de aula totalmente prática faz a diferença, e é de extrema importância, principalmente por termos à disposição instrutores bem preparados e capacitados”, disse o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro.

“Um dos projetos da gestão é focar e se dedicar à qualificação continuada dos guardas municipais, que prestam com excelência serviço à comunidade belenense. A busca por conhecimento será constante, para que a tropa tenha bons resultados no cumprimento da missão dos agentes públicos municipais e na diminuição da criminalidade”,  concluiu o comandante.

Em oito meses de gestão, a GMB já disponibilizou aos servidores da corporação 12 cursos de qualificação e aperfeiçoamento.