Guarda Municipal realiza estágio para condutores de cães farejadores de armas e entorpecentes

O grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) da Guarda Municipal de Belém certificou 12 guardas como condutores de cães farejadores. Eles participaram do 1° Estágio de cães farejadores de armas e entorpecentes realizado pela própria instituição em parceria com o Exército, nesta segunda-feira, 11.

O estágio, composto por aulas teóricas e práticas, teve duração de três semanas com sete disciplinas. Dentre as principais: busca em residência e sentido dos cães, neuroquímica do sistema olfativo canino e primeiros socorros caninos.

O objetivo principal do treinamento foi capacitar e dotar os agentes do grupamento ATAC com conhecimentos e técnicas que possibilitem o emprego dos cães farejadores de drogas e armas para a eficiência operacional.

Durante a cerimônia de encerramento, o inspetor Geral da Guarda Municipal, Almir Ferreira, agradeceu a parceria com o Exército e parabenizou os guardas que conseguiram completar o estágio com êxito. “O grupamento ATAC evolui a cada ano e já é referência dentro no nosso estado. Hoje, nossos cães e guardas do Canil são solicitados para dar treinamento em outras instituições e para participarem de operações com outros órgãos de segurança pública”, destacou Almir.

Atualmente a GMB tem três cães farejadores, dos quais dois são labradores e um é pastor belga de malinois. Os cães são altamente treinados, capacitados e premiados. Além de atuarem na apreensão de drogas e armas, os cães do ATAC também são utilizados em ações sociais, levados para escolas municipais, hospitais infantis e em centros de convivência para pessoas idosas.

A solenidade de conclusão de estágio contou com a presença do Primeiro Tenente do Exército Donys Júnior de Carvalho Silva, do chefe de gabinete inspetor Serrão, do inspetor da Divisão de Operações, José Roberto Avelar e do inspetor Geral da Guarda Municipal, Almir Ferreira. A Banda da Guarda Municipal de Belém animou a programação.

Por Thais Veiga