Guarda Municipal garante a escolta da imagem peregrina semanas antes do Círio

A menos de dois meses para a grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019, a Prefeitura de Belém, em mais um ano, assume a tarefa de proteger e escoltar a imagem peregrina nas visitas a instituições da Região Metropolitana de Belém (RMB).

Dezesseis agentes de segurança dos Grupamentos de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Ronda da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Belém (GMB) estão escalados para o trabalho deste ano. Motopatrulheiros garantem o fechamento de ruas e proteção nos deslocamentos, resguardando a retaguarda, a frente e as laterais do veículo que conduz a imagem.

“Temos como missão acompanhar e proteger a imagem. Sabemos do peso da responsabilidade de transportar com segurança a imagem da Santa peregrina. Portanto, fazemos um trabalho minucioso de proteger e também o de deixar fluir o trânsito durante a passagem do veículo no percurso de cada visita, sem que cause transtorno”, destaca Almir Ferreira, inspetor geral da GMB.

Os dois grupamentos de pronta resposta são organizados e treinados para cumprir o traslado para cada órgão, que tem diversos momentos até à chegada ao local de visita. “A cada ano, a programação aumenta, cerca de 350 visitas são feitas durante os três meses, sendo até oito por dia, e por isso precisamos estar atentos e sempre treinados para qualquer tipo de situação, inclusive o de controlar a emoção de estar próximo da santinha”, comenta emocionado Rodolfo Conceição, inspetor da Rondac.

Álvaro Nascimento faz parte da Romu e faz questão de compartilhar as memórias dos seis anos em que voluntariamente cumpre a missão de trabalhar na escolta da imagem peregrina. “Apesar de ser cansativo é ao mesmo tempo prazeroso. É como se estivéssemos ali ajudando às pessoas a alcançarem suas promessas. Fico emocionado com a presença da imagem de Nossa Senhora, que traz consigo sempre conforto e bênçãos para nós”, declarou.

As visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré começaram no dia 7 de agosto e seguem até o final do mês de outubro com o encerramento da quadra nazarena.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.

.