Guarda Municipal de Belém participa do 1º Encontro das Patrulhas Maria da Penha do Pará

• Atualizado há 1 mês ago

A Guarda Municipal de Belém participou nesta segunda-feira, 4, da abertura da 26ª “Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa” e do “1º Encontro das Patrulhas Maria da Penha do Pará: o Atendimento Civil e Militar com Perspectiva de Gênero”, promovidos pelo tribunal de Justiça do Estado do Pará(TJPA). A Semana acontece no auditório da sede do TJPA, no bairro de Souza, e segue até amanhã, terça-feira, 5.

“A Importância do Serviço da Patrulha Maria da Penha Para as Mulheres em Situação de Violência Doméstica” , as “Práticas de Atuação das Patrulhas Maria da Penha do Estado do Pará: um Relato de Experiências “, entre outros assuntos de grande importância para a formação dos profissionais da Segurança Pública, foram debatidos no  primeiro dia.

Aperfeiçoar o enfrentamento

Segundo a Inspetora Adriane Soledade, o encontro foi de grande valia. “Nesse ano tivemos a oportunidade de participar do encontro pela primeira vez. Estamos com 40 guardas municipais de Belém de todos os grupamentos e uma guarnição que trabalha no Programa Pró-Mulher Pará. Esse encontro está servindo para aperfeiçoar o nosso serviço de enfrentamento à violência de gênero”, ressaltou Adriane.

Outra participante do evento, a guarda municipal Francilene de Oliveira, que atua no grupamento Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) , destacou a importância de debater as estratégias de fortalecimento da rede de apoio e observou a grande participação do público masculino. “Estou feliz em presenciar um público masculino expressivo. Eles são essenciais para que a violência de gênero diminua”, salientou a GM. “O  compartilhamento de experiência entre as forças de segurança  e os exemplos positivos vieram somar para o aprendizado e a prevenção da violência contra a mulher”.

O encontro reúne participantes de todos os órgãos da Segurança Pública do Estado do Pará.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM – Rômulo