O que você procura?

Guarda Municipal de Belém celebra 30 anos de implantação da corporação

• Atualizado há 2 anos ago

“O que mais me marca  como guarda municipal é o contato com o munícipe. Quando a gente consegue dar esse apoio à pessoa  e sente essa gratidão da pessoa por ter o seu problema resolvido. Ser guarda municipal é servir à comunidade”, contou emocionada Mônica Quintal, 38 anos, integrante da corporação da Guarda Municipal de Belém (GMB) há 11 anos e que foi agraciada com a medalha Mérito Intendente Antônio Lemos, durante solenidade de comemoração dos 30 anos da corporação, realizada na manhã desta segunda-feira, 27.

Mônica faz parte do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), há pelo menos três anos. Para ela, ser agraciada nesta segunda-feira, 27, no aniversário de GMB, foi uma surpresa.  “Somos o efetivo onde muitos guardas merecem ser agraciados pelo desempenho da sua função. E fiquei muito surpresa por poder representar o grupamento feminino dentro do ATAC”, explicou.

A cerimônia foi realizada no Teatro Gasômetro, bairro de Nazaré, reuniu civis, autoridades e guardas municipais que contribuíram para o desempenho dos serviços executados pela corporação. Além da medalha, a direção da GMB entregou o Certificado Amigo da Guarda Municipal e placa de homenagem aos agraciados. 

Maior condecoração da corporação 

A Medalha Mérito Intendente Antônio Lemos é considerada a maior condecoração concedida pela GMB. A comenda é destinada às pessoas ou instituições que se tornaram dignas do reconhecimento do governo municipal por serviços prestados à Guarda Municipal de Belém ou por mérito excepcional.

“É uma medalha de reconhecimento, principalmente, aos que prestaram relevantes serviços  à cidade de Belém”,  explica o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro Ribeiro. 

Para ele, os 30 anos da corporação simbolizam a força de cada servidor na execução do bom serviço. “São três décadas de serviços prestados à cidade de Belém. É um momento de alegria e também para refletir durante essa caminhada. Muitas mãos construíram a Guarda Municipal. E nessa caminhada tivemos perdas, tivemos alguns momentos difíceis, mas também muitas conquistas. Nós hoje queremos repartir nossa alegria com os nossos convidados” completou.

O inspertor-geral define a corporação que comanda como uma “guarda cidadã”, porque na sua concepção é uma guarda que protege não apenas os logradouros públicos, mas também a população da capital paraense.

GMB – Implantada oficialmente em 27 de setembro de 1991, com um efetivo de 150 integrantes, a Guarda Municipal de Belém tinha como principal objetivo proteger e guardar o patrimônio público municipal. Mas, em 2010 passou a ter como competência institucional a segurança urbana municipal e atribuições de proteger e guardar a população, parques, praças, jardins e logradouros públicos de Belém. Atualmente, a corporação tem no seu quadro funcional 1.140 agentes, atuando em 53 postos fixos e 166 volantes.

“A Guarda Municipal cumpria a função de guarda patrimonial, mas hoje, por lei  federal, ela faz parte do sistema nacional de segurança. É uma força de segurança, uma instituição  do estado brasileiro da esfera municipal que, cumpre a função de garantia da Paz social. Esse é objetivo principal da guarda municipal, dar ao nosso povo o cuidado que ele merece. A guarda é cidadã, é o compromisso com o exercício pleno da cidadania”, ressaltou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 

O guarda municipal e integrante da Banda de Música da GMB há 27 anos, Natanael dos Santos, 50 anos, toca clarinete e foi um dos 30 agraciados nesta segunda-feira, 27.

Natanael ficou surpreso com a condecoração e lembrou um dos momentos difíceis e ao mesmo tempo gratificante, que foi o fato de servir no período da pandemia. “Foi o momento que nós tivemos que ir para as ruas. No momento em que as pessoas se recolhiam em casa e nós fomos tocar nos bairros. Nesse momento a gente pode sentir a importância que é fazer parte de um grupamento que trata da parte mais interior da pessoa, que é levar a música, alegria e esperança a população”, contou o músico.

Durante a cerimônia diversas autoridades receberam homenagens e puderam conferir o videodocumentário sobre o dia a dia dos servidores e os grupamentos da GMB. Ao todo são seis grupamentos: Ronda Ostensiva Municipal (ROMU); Ronda da Capital (RONDAC); Banda de Música (BMU); Grupamento de Ações Táticas (GAT); Grupamento Operacional; Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC).   

Confira a lista dos agraciados:

Amigos da Guarda Municipal:

– Alexandre Albuquerque Chaves – Diretor de Patrimônio da Festa do Círio de Nazaré

– Edmilson Marques da Silva

– Max Costa  – Secretário Municipal de Direitos Humanos 

– Araceli Lemos – Assessora Especial da Secretaria Municipal de Educação 

– 1º Ten. Força Aérea Brasileira Cláudio Damião de Brito Neto – Capelão da Aeronáutica

– Vanessa Egla Rocha do Nascimento – Agente distrital de Mosqueiro

– Úrsula Vidal de Mendonça – Secretária Estadual de Cultura

– Ivan Loureiro Fernandes Neto – Empresário da área de segurança privada.

– Otávio Augusto da Silva Vilhena- Empresário da área de segurança privada.

– Alfredo Cardoso Cosra – Presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa)

– Fernando Antônio Carneiro – Vereador de Belém

– Igor Guapindaia Andrade – Vereador de Belém

– Cleoson Souza da Silva – Vereador de Belém.

– Lívia Duarte Puty – Vereadora de Belém

– Pablo da Silva Farah- Vereador de Belém

– Maria de Nazaré Alves Lima – Vereadora de Belém

– Edel Eduardo Queiroz Costa – Empresário do segmento de adestramento de cães de guarda e varejista de medicamentos veterinários.

Medalha Intendente Antônio Lemos: 

1- Arthur do Rosário Braga – Diretor do Grupamento Fluvial.

2- Cel. PM Alexandre Mascarenhas dos Santos – Secretario Adjunto de Gestão Operacional da Segup

3 – Delegado da `Polícia Civil Carlos Daniel Fernandes – Diretor de Polícia Metropolitana

4 – Ualame Fialho Machado – Secretário Estadual Segurança Pública do Pará

5 – Cel. QOPM – José Dilson Melo de Souza Júnior – Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Pará.

6 – Del. Christiane Ferreira da Silva – Presidente da Comissão da Coordenadoria de Defesa Civil de Belém

7 – Ana Valéria Ribeiro Borges – Superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB)

8 –  Maurício Cézar Soares Bezerra – Secretário Municipal de Saúde

9 – Jurandir Santos de Novaes – Secretária Municipal de Administração.

10 – Cel. BM Hayman Apolo Gomes de Souza -Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador
Estadual de Defesa Civil

Agraciados GMB:

11 – Regivaldo Nazareno da Silva Velasco Azevedo 

12 – Marco Antônio Palheta da Silva 

13 – Alberto Pinheiro Martins

14 – André Ricardo de Souza

15 – Alex Sandro de Aguiar Barbosa

16 -Joaquim Ribeiro Lourenço

17 – Arinaldo Gonçalves Pereira

18 – Carlos César Zacarias Moreira

19 – Pedro Gomes dos Santos

20 – Cláudio Antônio Ferreira Santos

21 – Maria José de Farias Patrício

22 – Mônia Quintal Palmer

23 – Edilene Dutra do Nascimento

24 – Francilene do Socorro Azevedo dos Passos

25 – Edieme da Costa Corrêa

26 – Thamara Yasmin Ramos de Lima 

27 – Élcio do Socorro Vale Moraes 

28 – Eliel Andrade Alves

29 – Natanael Oliveira dos Santos

30 – Joelma de Oliveira Rosa.

Texto:

Joyce Assunção

Veja também