“Guarda Amigo da Escola” realiza ação em escola de Outeiro

Alunos da Escola Municipal Helder Fialho Dias, do bairro da Brasília, distrito de Outeiro, receberam na manhã do dia 04/11, as ações do projeto “Guarda Amigo da Escola”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal. O projeto tem o objetivo de levar ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullyng, proteção e preservação do patrimônio público, além do estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

No total, 350 alunos da educação infantil e ensino fundamental participaram das atividades do projeto. Os estudantes acompanharam as apresentações atentamente e não esconderam o entusiasmo ao conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela GMB.

O adolescente Matheus Beckman, de 13 anos, aluno do oitavo ano, considerou válida a presença da Guarda Municipal na escola. “É muito interessante essa programação. Além da explicação sobre os riscos das drogas e do bullying, que são temáticas extremamente importantes, a gente também aprende um pouco mais sobre o trabalho da guarda na cidade. Hoje descobri que a atuação dos guardas é essencial para garantir a segurança em nossa cidade”, pontuou o menino.

Os alunos também tiveram a oportunidade de prestigiar a banda de música da GMB, que abriu a programação tocando os hinos Nacional e o de Belém. Após a apresentação, os estudantes conheceram de perto os instrumentos musicais da banda. O pequeno João Vitor Costa, 9 anos, ficou encantado com a apresentação dos músicos. “Quando tocou o Hino Nacional coloquei a mão no peito e pensei no meu Brasil. Adorei, pois é muito bonito de escutar”, declarou o menino.

Uma das atrações mais aguardadas do projeto é a participação do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), que fez demonstrações de abordagens a indivíduo em atitude suspeita com a simulação de um assalto e a utilização de um cão para identificar substâncias entorpecentes escondidas na pista de faro. A apresentação foi acompanhada atentamente pelos alunos.

Leandro Costa, administrador da Helder Fialho Dias, destaca a importância da visita do projeto, já que a escola é situada em uma área considerada de risco do distrito. “Precisamos de vinculo de socialização, de estimulo e de interação. Entendo que precisamos quebrar paradigmas, trazer para dentro da escola essas atividades de estimulo, onde a forma de aprendizado é diferenciada e divertida”, detalhou o administrador. “Quando você estimula, eles desenvolvem a criatividade e as diferentes maneiras de expressão. A recompensa é duradoura e múltipla, visto que a mensagem que foi passada aqui vai ser repassada lá na casa deles. As atividades desenvolvidas pelos agentes motivam para a convivência harmoniosa no ambiente escolar”, completa.

Por conta dos bons resultados e a receptividade do público alvo, as visitas do projeto “Guarda Amigo da Escola” seguem com ações em escolas de outros bairros da cidade.  “Nosso objetivo é despertar a cultura de paz no âmbito escolar e que seja contínua na convivência social”, disse Daniele Cardias, inspetora e coordenadora do projeto.

O projeto – Desde quando foi criado, em 2014, o projeto “Guarda Amigo da Escola” já visitou 54 escolas municipais e estaduais de Belém. As ações são planejadas de acordo com a faixa etária atendida pela escola e consistem em palestras, simulações de casos, peças teatrais, atos cívicos, apresentação da banda de música e do “Dog Show” do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC).

Por Thais Veiga