“Guarda Amigo da Escola” realiza ação em escola de Outeiro

“Guarda Amigo da Escola” realiza ação em escola de Outeiro

Alunos da Escola Municipal Helder Fialho Dias, do bairro da Brasília, distrito de Outeiro, receberam na manhã do dia 04/11, as ações do projeto “Guarda Amigo da Escola”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal. O projeto tem o objetivo de levar ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullyng, proteção e preservação do patrimônio público, além do estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

No total, 350 alunos da educação infantil e ensino fundamental participaram das atividades do projeto. Os estudantes acompanharam as apresentações atentamente e não esconderam o entusiasmo ao conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela GMB.

O adolescente Matheus Beckman, de 13 anos, aluno do oitavo ano, considerou válida a presença da Guarda Municipal na escola. “É muito interessante essa programação. Além da explicação sobre os riscos das drogas e do bullying, que são temáticas extremamente importantes, a gente também aprende um pouco mais sobre o trabalho da guarda na cidade. Hoje descobri que a atuação dos guardas é essencial para garantir a segurança em nossa cidade”, pontuou o menino.

Os alunos também tiveram a oportunidade de prestigiar a banda de música da GMB, que abriu a programação tocando os hinos Nacional e o de Belém. Após a apresentação, os estudantes conheceram de perto os instrumentos musicais da banda. O pequeno João Vitor Costa, 9 anos, ficou encantado com a apresentação dos músicos. “Quando tocou o Hino Nacional coloquei a mão no peito e pensei no meu Brasil. Adorei, pois é muito bonito de escutar”, declarou o menino.

Uma das atrações mais aguardadas do projeto é a participação do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), que fez demonstrações de abordagens a indivíduo em atitude suspeita com a simulação de um assalto e a utilização de um cão para identificar substâncias entorpecentes escondidas na pista de faro. A apresentação foi acompanhada atentamente pelos alunos.

Leandro Costa, administrador da Helder Fialho Dias, destaca a importância da visita do projeto, já que a escola é situada em uma área considerada de risco do distrito. “Precisamos de vinculo de socialização, de estimulo e de interação. Entendo que precisamos quebrar paradigmas, trazer para dentro da escola essas atividades de estimulo, onde a forma de aprendizado é diferenciada e divertida”, detalhou o administrador. “Quando você estimula, eles desenvolvem a criatividade e as diferentes maneiras de expressão. A recompensa é duradoura e múltipla, visto que a mensagem que foi passada aqui vai ser repassada lá na casa deles. As atividades desenvolvidas pelos agentes motivam para a convivência harmoniosa no ambiente escolar”, completa.

Por conta dos bons resultados e a receptividade do público alvo, as visitas do projeto “Guarda Amigo da Escola” seguem com ações em escolas de outros bairros da cidade.  “Nosso objetivo é despertar a cultura de paz no âmbito escolar e que seja contínua na convivência social”, disse Daniele Cardias, inspetora e coordenadora do projeto.

O projeto – Desde quando foi criado, em 2014, o projeto “Guarda Amigo da Escola” já visitou 54 escolas municipais e estaduais de Belém. As ações são planejadas de acordo com a faixa etária atendida pela escola e consistem em palestras, simulações de casos, peças teatrais, atos cívicos, apresentação da banda de música e do “Dog Show” do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC).

Por Thais Veiga