Guarda Municipal de Belém intensifica ações de segurança nos dias de romaria

A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar os dias de romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com mais de mil agentes. As ações terão início na sexta-feira, 11, no traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, atuando com 26 motopatrulheiros e dez guardas operacionais em viaturas.

No sábado, 12, a GMB vai atuar com efetivo de 320 guardas, iniciando com a Romaria Rodoviária, de Ananindeua para o distrito Icoaraci, que contará com efetivo de 16 motopatrulheiros na escolta da imagem para o trapiche de Icoaraci. Já no distrito, 22 agentes da GMB vão garantir a segurança na missa da Procissão Fluvial.

Em Belém um efetivo de 32 agentes de segurança municipal darão apoio às equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na interdição de vias e mais 60 guardas trabalharão na segurança da chegada da imagem na Escadinha do Cais do Porto e no traslado da Motorromaria. Dez guardas estarão no apoio ao arrastão do Pavulagem.

Na tarde do dia 12, um efetivo de 180 guardas estará distribuído em todo percurso da Trasladação, com ações de saturação ostensiva e preventiva do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do colégio Gentil Bittencourt para Catedral da Sé.

Já no domingo, 13, dia da grande procissão do Círio, a Guarda vai está com 80 agentes distribuídos em todo percurso da procissão, além de disponibilizar 20 homens para garantir a segurança da corda, a partir de 0 h de domingo.

A Ciclorromaria, a Romaria das Crianças, a Romaria da Juventude e a Romaria dos Corredores também terão a segurança garantida por agentes da Guarda.

Do dia 13 até o dia 27, durante o Círio Musical na praça Santuário será reforçada a segurança do logradouro com 20 guardas por noite, e no dia do encerramento, 27, dia dos fogos de vista, 150 guardas estarão atuando na segurança da praça e no entorno.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.