Como forma de promover educação além das disciplinas comuns, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, promove nas escolas da rede municipal uma série de atividades, que fortalece e engloba observância, instrução e lazer aos estudantes.
Nesta quarta-feira, 29, foi a vez dos alunos e corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Leite Caminha, no bairro do Bengui, saírem da rotina com a programação do Guarda Amigo da Escola, cuja finalidade é contribuir com a formação dos estudantes oportunizando não apenas o ambiente seguro, mas também ajudando a promover disciplina, ética, civismo, sociabilidade, cidadania e a aproximação da instituição com a comunidade escolar.
Programação enfatiza a prevenção e o lazer
A banda de música da GMB iniciou a programação com o Hino Nacional, seguido de um repertório diversificado de música infantil, forró, calypso e carimbó.
As crianças de 7 a 11 anos, do período da manhã, conheceram o serviço que o Grupamento de Ações Táticas Com Cães realiza no dia a dia com os cães policiais. A demonstração de adestramento ficou com a cadela de faro, Índia, de 10 anos.
Na sequência, os alunos assistiram palestras com os temas: cyberbullying na escola, faça amigo, não faça bullying; prevenção ao abuso sexual infantil com o Semáforo do Toque; proteção dos animais e educação ambiental e destinação do lixo na cidade.
Integração – A diretora da Escola Walter Leite Caminha, que atende 767 alunos na faixa etária de 7 a 15 anos, Regeane Lima, evidenciou a parceria e o trabalho desenvolvido pela equipe. “A nossa escola está muito feliz em receber novamente o Guarda Amigo da Escola. Dessa vez, ela veio com outra proposta e foi muito importante para todos,” disse a gestora, enfatizando que a integração é necessária para uma educação de qualidade.
“Esse envolvimento da GMB, e das outras instituições, somado aos esforços da direção, coordenação, equipes de apoio e professores levam ao sucesso da escola e de seus alunos. Sem essa participação integrada não alcançamos essa educação de qualidade. Essa programação com a Banda, Canil e palestras mostraram a importância desta coletividade na preparação das nossas crianças para o presente em uma sociedade dinâmica como a que vivemos”, ressaltou a diretora.
O aluno José Francisco Silva, 8 anos, do 3° ano, deficiente auditivo, assistiu toda a programação acompanhado de uma intérprete em Libras. Na hora de interagir, a coleguinha de sala, Maria Eduarda dos Santos, ajudou José fazendo as perguntas com a linguagem de sinais. “Os instrumentos musicais são lindos, adorei, eles vibram”, disse, José.
Comunicação não violenta; faça amigo, não faça bullying, Violência Doméstica e Poluição Sonora, foram os temas abordados para os alunos de 12 a 15 anos do período da tarde.
Na avaliação dos alunos Abner Remédios, 13 anos, e Carolina Almeida, 12 anos, do 7 ° ano, que assistiram à palestra sobre Violência doméstica, proferida pela assistente social do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, Pauliane Araújo, atividades como estas deveriam ser rotina. “Eu achei ótimo porque eu nunca tinha assistido uma palestra assim. Eu penso que deveríamos ter mais momentos deste tipo na escola”, disse Abner.
“Essa palestra vai ajudar várias mulheres, crianças e adolescentes, inclusive eu, que estou crescendo. Hoje aprendi muitas coisas, inclusive que existem várias formas de violência e o mais importante de tudo que devemos denunciar”, expressou a estudante.
Escolhas dos temas
A inspetor Joana Melo, responsável técnica da Atividade Guarda Amigo da Escola, explica que os temas abordados são escolhidos, de acordo com a necessidade de cada escola. “ Abordamos os temas considerados junto à comunidade escolar e apresentados em formato de palestras interativas e educativa. Aqui na Walter Leite, por exemplo, por ser uma unidade ampla com crianças e pré-adolescentes, trouxemos vários temas, como, por exemplo, a Prevenção do Abuso Sexual Infantil, Meio ambiente, Violência Doméstica, entre outros, para mostrar para os estudantes o quanto é importante falar, informar e buscar ajuda sempre que necessário”, especificou Joana.
Ela enfatizou, que as palestras são realizadas por guardas municipais e por técnicos das secretarias e instituições parceiras. Disse que sempre que os temas são escolhidos, eles buscam profissionais guardas municipais que podem palestrar sobre o assunto, voltado à prevenção primária, à violência. Para outros temas transversais, outros parceiros que têm atribuição são convidados a somar com a atividade, como por exemplo, a Delegacia de Meio Ambiente (Demapa), que foi convidada a palestrar sobre poluição sonora, a Secretaria de Saneamento, que falou sobre o meio ambiente e descarte irregular de lixo, além dos cuidados e proteção com os animais, que ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal.
A próxima edição do Guarda Amigo da Criança será realizada na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada no Parque-verde, recebe a programação no dia 5 de junho.
Texto: Thais Veiga