Capacitação e qualificação de guardas municipais aprimoram a segurança no Palácio Antônio Lemos

• Atualizado há 1 mês ago

Guardas municipais que atuam na Inspetoria Especial de Segurança do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal e do Museu de Artes de Belém, restaurado e entregue à população no dia do aniversário da cidade, iniciaram o curso de Capacitação e Qualificação Profissional para aprimorar as habilidades, conhecimentos e padronização dos serviços oferecidos ao público que frequenta o espaço.

A capacitação, que é realizada na sede da GMB, começou com uma palestra sobre Violência de Gênero, ministrada pela analista judiciária Riane Freitas, Doutora em Educação Pedagoga do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e pesquisadora na área de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher.  Ainda durante o dia, será ministrada uma roda de conversa sobre a Lei Maria Penha, com a equipe do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina da GMB.

Durante a abertura do curso o Inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, destacou a importância do aprimoramento técnico-profissional do efetivo que atua no monumento histórico.“Após a abertura do Palácio Antônio Lemos, o fluxo de visitantes e turistas tem aumentado consideravelmente e a Guarda Municipal precisa estar preparada para as mais diversas situações que possam ocorrer dentro do prédio histórico. Assegurar a segurança do patrimônio público municipal e de quem frequenta o espaço é o nosso dever e para isso precisamos sempre estar atualizados. Eles vão sair daqui com mais conhecimento para prestar um serviço de excelência”, enfatizou.

As atividades  de capacitação seguem até  sexta-feira,15, totalizando 40 horas/aula, com instruções de Diálogo Antirracista e o Agente de Segurança Pública, Condicionamento Físico e Defesa Pessoal, Comunicação de Rádio e Manuseio de Arma de Fogo, entre outras.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius