Canil da Guarda Municipal de Belém ganha novos integrantes

• Atualizado há 1 ano ago

O grupamento de Ações Táticas Com Cães da Guarda Municipal de Belém (Atac), ganhou novos integrantes com chegada de quatro filhotes no último dia 22. São três fêmeas e uma macho da raça Pastor Belga Malinois, fruto do cruzamento dos farejadores Xitara e Chronos.

Durante o trabalho de parto, que durou quase 12 horas, Xitara foi acompanhada pela guarnição do grupamento que estava de serviço.

Ao nascerem, os filhotes passaram pelos cuidados da veterinária do grupamento, GM Nivia Ferreira, que também acompanhou toda a gestação da “guarda municipal de quatro patas”.

Dentro de alguns meses, os filhotes vão passar por testes de observância para o adestramento e possível fortalecimento nos trabalhos do canil.

Adestramento

“Em torno de 45 dias, os filhotes vão ser estimulados, de forma lúdica, para desenvolverem características que os capacitem a atuar em prol da segurança da sociedade quando crescerem. O adestramento é uma brincadeira com fases e desafios e, conforme o tempo, eles vão progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades”, explicou a  subcoordenadora do Atac, Simone Modesto.

O canil da corporação tem histórico operacional de emprego de cães de faro, guarda e proteção. Além das atividades de patrulhamento, o Atac desenvolve ações educativas em escolas, praças públicas e hospitais para a demonstração de obediência e ‘dogshow’.

Atualmente, o grupamento conta com 11 cães e 41 guardas municipais capacitados taticamente para atuar nos mais diversos serviços de segurança e controle da criminalidade.

“Nossos heróis de quatro patas atuam no patrulhamento ostensivo e preventivo, sobretudo no tráfico de drogas, crimes violentos e letais, e contra ao patrimônio público”, informou o Inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro. “Também atuamos nas escolas com o projeto Guarda Amigo da Escola, com o ‘dogshow’ e nos hospitais, sobretudo naqueles com crianças, levando a terapia com animais”.