Para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belém, por meio do Projeto Social Anjos da Guarda, da Guarda Municipal de Belém, realizou nesta terça-feira, 30, uma caminhada de sensibilização pelo “Maio Laranja”, mês de conscientização e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento ocorreu nas ruas do Tapanã, bairro onde fica a sede do projeto.
Durante a ação, as crianças e adolescentes falaram com a comunidade sobre a importância da manifestação e de denunciar os casos de violência sexual.
Direito à infância feliz
Ainda durante a passeata, as crianças e adolescentes exibiram cartazes educativos, produzidos por eles, contendo informações, como o número do disque-denúncia, além de reivindicações dos seus direitos de viver uma infância feliz, com ambiente seguro e protegido.
A coordenadora do Anjos da Guarda, inspetora Silvia Moraes, disse que esse tema deve ser discutido diariamente e ressaltou que a equipe pedagógica vem desempenhando atividades diárias com os beneficiados pelo projeto.
“A campanha e conscientização é permanente. No entanto, neste mês, o Maio Laranja, as ações foram potencializadas. Passamos atividades de pesquisa sobre o tema para os adolescentes de 12 a 16 anos, realizamos roda de conversa e a elaboração dos cartazes e panfletos”, explicou Sílvia Moraes.
Trabalho lúdico
“Com os pequeninos, de sete a nove anos, o trabalho foi de forma lúdica, com teatro de fantoche e musical. Hoje, foi o encerramento da programação com a caminhada na comunidade”, detalhou a coordenadora.
Texto: