Belém integra projeto que capacita agentes de segurança pública em Língua Inglesa

• Atualizado há 4 semanas ago

A primeira turma do curso básico de Língua Inglesa destinado especificamente a preparar os agentes de segurança pública para atuar durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) que será realizada na capital paraense em 2025, tem representantes da Prefeitura de Belém.

Oferecido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), o curso teve início na última segunda-feira,1, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar, com objetivo de aprimorar os agentes de segurança pública que já possuem experiência e fluência no idioma inglês, para que sejam multiplicadores dentro dos órgãos do Estado e dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém.

A Guarda Municipal de Belém participou com dois agentes nessa primeira turma. Um deles, o inspetor Orlando Pereira Nascimento, enfatizou a importância do aprimoramento em língua estrangeira. “O conteúdo apresentado foi voltado para a área de segurança pública e seremos multiplicadores dentro da GMB, pois temos a missão de preparar nossos colegas para receber bem o turista, principalmente nos momentos de ocorrências, assim como para prestar informações necessárias”, disse o inspetor.

Outro concluinte do curso, o inspetor José Nascimento também ficou satisfeito com o conteúdo da capacitação. “Aprendi bastante com o que foi apresentado. Foi diferente e dinâmico, com diálogos direcionados ao nosso trabalho. É gratificante fazer parte  e colaborar com esse projeto-piloto representando a GMB”.

Além da Guarda Municipal de Belém, participaram do curso representantes do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guarda Municipal de Ananindeua, Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

*Colaboração Iesp

Texto: Thais Veiga