Belém celebra 403 anos de fundação

Aniversário – A manhã do dia 12 de janeiro foi de intensa movimentação no área do Centro Comercial, nas comemorações pelo aniversário de 403 anos de fundação de Belém. As festividades começaram com uma missa em Ação de Graças na Catedral da Sé, seguida de um abraço de oração e gratidão promovido por membros da Igreja Assembleia de Deus, prestação de serviços das entidades municipais à comunidade e o tradicional corte do bolo, com o ‘Parabéns pra Você’ no Complexo do Ver-o-Peso.

Toda a programação de aniversário foi organizada pela Prefeitura Municipal de Belém.
Destaque para a canção de parabéns que foi executada pela Banda da Guarda Municipal e teve coro do público presente. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ao lado de autoridades municipais cortou o bolo e entregou a primeira fatia à senhora Carmelita dos Passos Rocha.

Reconhecimento – Durante a noite do mesmo dia, no Palácio Antônio Lemos, ocorreu a entrega das medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, em homenagem a 30 personalidades e entidades, pelos relevantes serviços prestados no âmbito de suas atividades no município de Belém.
A Inspetora Geral em exercício da Guarda Municipal de Belém, Maria do Socorro, foi uma das agraciadas com a honraria criada pelo Decreto Municipal 14.538/ 78, de 1º de agosto de 1978, na gestão do prefeito Ajax Carvalho D’Oliveira, e é destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que desenvolveram – ou desenvolvem – trabalhos e ações para o benefício e a valorização da capital paraense e de sua população.

Encerramento – Dando prosseguimento aos festejos alusivos ao aniversário de Belém, a Guarda Municipal (GMB) garantiu a segurança daqueles que passaram pelo Portal da Amazônia, atuando com 90 agentes, cinco viaturas, seis motos e com o ônibus “Crack, é possível vencer”. A Defesa Civil esteve presente com 17 pessoas divididas em duas equipes realizando ações preventivas. O ordenamento do trânsito ficou por conta da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que impediu a circulação de veículos nas vias onde estava sendo realizado o evento e o desvio das vias adjacentes.