“Belém Bem Cuidada” chega ao conjunto Promorar

O programa “Belém Bem Cuidada” chegou neste sábado, 20, ao Conjunto Promorar, no bairro Maracangalha, em Belém. A ação da prefeitura levou ao conjunto serviços de limpeza e desobstrução do canal Promorar. O trabalho foi conduzido pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), mas contou a cooperação de outras secretarias municipais.

Característica própria da gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ele fez questão de acompanhar de perto o andamento do serviço, por causa dos constantes alagamentos da área por falta de manutenção.

“Os sistemas de microdrenagem, as tubulações estão entupidas, inclusive por vegetais, e o canal, propriamente dito, assoreado. Então, o trabalho aqui é dentro da linha de ação emergencial, limpeza do grande canal, dos pequenos dutos, das tubulações da microdrenagem, de modo a permitir o escoamento das águas”, explicou o prefeito Edmilson.

Segundo ele, o trabalho no conjunto terá continuidade. “Já há um estudo técnico para a implantação sistemas que, a longo prazo, faciliarão o escoamento da água e, ao mesmo tempo, controlarão o nível da água”, contou.

Serviço visa diminuir os impactos do inverno amazônico
A secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, informou que a ação envolveu mais de cem agentes da Sesan, com o objetivo de diminuir os impactos do inverno amazônico no conjunto. Segundo ela, o plano foi “fazer a limpeza, a dragagem do canal e avaliar o que mais podemos fazer para que não tenhamos o transtorno que houve no ano passado”.

Para garantir a segurança de todos na ação, a Guarda Municipal de Belém escalou alguns dos seus homens ao longo de todo trabalho realizado pela manhã. “A guarda tem como objetivo nessas ações prestar segurança para os servidores que estão nas atividades. Além de prestar ssgurança para à sociedade”, destacou Sindeval Bittencourt, Subinspetor Geral da Guarda Municipal de Belém.

O presidente da Câmara Municipal de Belém, o vereador Zeca Pirão, esteve presente em toda a atividade da PMB no Promorar, por ter conhecimento dos sofrimento que os moradores passam por conta da falta de moradia digna. “Essa é uma demonstração de que a prefeitura está realmente preocupada com o bem estar das pessoas. O importante é isso, a prefeitura estar entrosada com os vereadores, vendo os problemas da cidade e ajudarmos a população”, pontou.

Os moradores ficaram entusiasmados com a ação. Esse foi o caso da administradora Elaine Monteiro, que mora no conjunto há 22 anos. Ela contou que até o ano passado nunca tinha entrado água nas casas. “Tudo virou um rio”, lamentou. Por esse motivo, disse “eu tô achando ótimo esse trabalho, porque é uma nova gestão e nós acreditamos que ele não vai só resolver o problema do nosso bairro, mas dos demais bairros de Belém”.

Além do prefeito de Belém, estavam presentes na ação Ivanise Gasparim, titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); Deivison Costa Alves, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb); Sérgio Brazão; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); Ana Valéria, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); delegada Christiane Ferreira, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil; Sindeval Bittencourt, Subinspetor Geral da Guarda Municipal de Belém; e Apolônio Brasileiro, titular da Secretaria de Economia (Secon).

Juliana Brito