O que você procura?

Aplicativo SOS Manas é apresentado à segurança pública estadual para atuação conjunta em defesa das mulheres

• Atualizado há 1 mês ago

Com referências a outros aplicativos de combate à violência contra a mulher, a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), apresentou na manhã desta segunda-feira, 26, o aplicativo de combate à violência doméstica, SOS Manas,  a representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

O aplicativo permite que a mulher solicite à justiça uma medida protetiva de urgência sem que precise sair de casa. Basta acessar o aplicativo por computador ou celular. Segundo a assistente social, Halyne Santana, a mulher poderá anexar documentos e áudios para subsidiar a produção de provas e relatar o que que ela está passando. 

Monitoramento – Além da solicitação de medida protetiva, outra ferramenta de combate à violência contra a mulher será o monitoramento das vítimas. Desta forma, os órgãos de segurança podem agir de forma rápida para garantir o cumprimento de medidas protetivas, quando a vida de uma mulher vítima de violência doméstica na capital paraense estiver em perigo. “O alinhamento entre os órgãos é necessário para que as mulheres se sintam e estejam protegidas”, afirma a titular da Combel, Sandra Helena Cruz. 

Segundo o diretor de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social, coronel Castro Alves, a iniciativa do aplicativo é muito interessante. “Vamos trabalhar para que haja integração entre os órgãos do município e estado e que o monitoramento seja feito da melhor forma possível”, assegura o coronel. 

Como denunciar:

Mulheres que passaram ou estejam passando por situação de violência, seja física, psicológica ou sexualmente, podem ligar para o número 180, Central de Atendimento à Mulher. Funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias e faz encaminhamento para redes de serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 99610-0180, além do 153 da Guarda Municipal.

Texto: João Neto

Fotos: Ascom/Combel

Veja também