O que você procura?

“Anjos da Guarda” realiza acolhida de jovens e adolescentes para as atividades de 2024

• Atualizado há 1 mês ago

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas pelo projeto social “Anjos da Guarda”, iniciaram nesta terça-feira, 12, as atividades com uma acolhida realizada pela equipe da Guarda Municipal de Belém (GMB), promovendo atividades lúdicas, educativas e esportivas.

Neste ano de 2024, além de trabalhar os eixos temáticos de anos anteriores – ética, meio ambiente, civismo e lazer – o projeto oferece aulas de artes marciais, como jiu-jitsu, boxe e muaythai, e artes visuais. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com os familiares é outra atividade que faz parte do planejamento anual do “Anjos da Guarda”. 

As aulas são gratuitas e realizadas de segunda a quinta-feira, no contraturno escolar, com atividades extracurriculares. As crianças e adolescentes são divididas por faixa etária. As atividades trabalhadas seguem uma estratégia pedagógica montada pela equipe do projeto.

Segundo o coordenador em exercício, inspetor Paulo Faro, o objetivo principal deste ano é aumentar o número de alunos e baixar o índice de evasão. “Estamos com uma equipe de trabalho muito coesa para desenvolver as atividades, inclusive com a inserção dos pais na prática esportiva e de artes visuais”, disse.

Boas-Vindas

Na acolhida feita aos alunos houve apresentação dos novos professores, da sala de artes marciais, distribuição dos kimonos e aula de Jiu-jitsu. Para Lusiana Lima, que já foi aluna do projeto, retornar ao “Anjo da Guarda” como professora de artes marciais foi emocionante. “Hoje é um momento muito importante, porque como aluna aqui conheci as artes marciais e decidi fazer delas uma carreira. Sou faixa preta e graduanda em educação física. Retorno para retribuir o que me foi dado quando criança e, por acreditar no projeto, estou agora como voluntária”. 

Gabriel Cardoso, de 16 anos, entrou no projeto com 8 anos e afirmou que não via a hora das atividades retornarem. “Estava ansioso por esse retorno. Quando entrei no projeto era tímido e hoje sou mais extrovertido, participo de tudo. Infelizmente é meu último ano, mas sairei daqui evoluído e instruído. Por isso, só tenho a agradecer motivos para agradecer”, enfatizou o jovem.

Vagas – A Guarda Municipal informa que ainda há vagas para quem deseja participar do Anjos da Guarda e os interessados podem procurar a sede do projeto até o final deste mês de março, na rua Tamandaré, n.º 437, entre as ruas Haroldo Veloso e Uberaba, bairro Tapanã, das 8 às 12 horas. 

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius

Veja também