Agentes são habilitados para atuar com a ajuda de cães farejadores

• Atualizado há 2 anos ago

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), realiza o 1° Curso de Cães de Faro de Arma e Entorpecentes para agentes de segurança municipais, estaduais e federais. O objetivo é capacitar, aprimorar, disciplinar e habilitar os prifissionais para que saibam como conduzir em serviço cães de faro para localização de armas e entorpecentes.

O Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) da GMB é o responsável pela capacitação, com carga horária de 260h, iniciada na segunda-feira, 15, e tem duranção de 30 dias. As aulas ocorrem na sede do Atac, no bairro do Tapanã, distribuídas em aulas teóricas e exercícios práticos com o emprego de cães.

“Estamos com agentes de todos os órgãos de segurança pública no curso e são mais de 20 disciplinas que serão ministradas no decorrer do curso e todas ministradas por instrutores da GMB”, informa o inspetor do Grupamento Atac e coordenador-geral do curso, José Iranildo Pereira Júnior.

Ele explica que a GMB é reconhecida como referência no trabalho de busca por drogas, patrulhamento ostensivo com o emprego de cães. Diz, ainda, que o papel da Guarda Municipal no curso é alinhar e preparar a todos psicologicamente, fisicamente e tecnicamente, para que atuem nas ações com os cães de faro.

A policial rodoviária federal Sandy Andrade relata que tem afinidade com animais, principalmente com os cães. Por esse motivo, resolveu investir em cursos para, futuramente, fazer parte do grupamento de cães da instituição.

“Quando entrei na PRF conheci o canil e me apaixonei pelo trabalho. Virou um sonho pessoal. Agora estou investindo em cursos que me tragam conhecimento, para que eu possa fazer parte do grupamento com emprego dos cães”, afirma.

Participam do curso agentes de segurança de Belém e do município de Bragança, guarda portuário, policiais militar, civil e penal e das Forças Armadas, do Exército e da Marinha, e Polícia Rodoviária Federal.
 

Texto:

Thais Veiga

Veja também